Paulo Portas diz que Governo vai trabalhar para encontrar a “melhor solução possível” para o caso BES

Paulo Portas diz que Governo vai trabalhar para encontrar a “melhor solução possível” para o caso BES
| Política
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse que o Governo vai trabalhar para encontrar "a melhor solução possível" para o problema do Banco Espírito Santo e do Novo Banco e frisou que dispensaria este problema no sistema financeiro português.

"Trabalharei na medida do que posso para que [o problema] tenha a melhor solução possível, tal a importância que tem para a nossa economia e reputação enquanto país. Não lhe posso dizer mais nada e nem me ficaria bem", disse hoje Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro respondia desta forma a uma questão sobre o impacto que a situação do BES e do Novo Banco poderá ter na economia portuguesa, após um almoço de trabalho, realizado no âmbito da conferência sobre Competitividade e Crescimento, organizado pela consultora ATKearney, que hoje decorreu em Lisboa.

"Reconheci a importância do facto e disse até que dispensaríamos este problema no sistema financeiro", acrescentou Paulo Portas.

Paulo Portas falou sobre "o progresso significativo do país" desde 2011, quando foi pedido o resgate financeiro.

"O que aconteceu a Portugal em 2011 foi um ‘bailout' [resgate], já com um problema no final do programa chamado BES", disse.

Mas depois centrou-se na recuperação do país, na descida das taxas de juro e na evolução positiva dos indicadores de crescimento.

"Deixamos há ano e meio a recessão técnica. Não vale a pena ignorar que os indicadores de crescimento comparam bem com os períodos homólogos da zona euro. Uma parte significativa do sistema financeiro cumpriu os seus deveres do programa e já começou a devolver o que recebeu, sem desprezar o que aconteceu na fase seguinte do programa, com o problema BES", disse.

Depois do "precipício financeiro" à beira do qual Portugal esteve em 2011, frisou, o país tem hoje uma "margem de liberdade de decisão que é diferente da vivida no período de protetorado".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.