Parlamento recorda queda da Ponte Hintze Ribeiro que fez 59 mortos em 2001

Parlamento recorda queda da Ponte Hintze Ribeiro que fez 59 mortos em 2001
| Norte
Porto Canal/Agências

O parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto em que se recordam as trágicas consequências da queda da Ponte Hintze Ribeiro, entre Castelo de Paiva e Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, em 2001, que fez 59 mortos.

Neste voto, apresentado pelo PS, refere-se que há 25 anos, em 4 de março de 2001, o quarto pilar da Ponte Hintze Ribeiro, cedeu subitamente, provocando o colapso da parte central do tabuleiro.

“Daquela tragédia resultou a perda de 59 vidas. Dessas vítimas, 54 residiam no concelho de Castelo de Paiva, duas em Gondomar, duas em Cinfães e uma em Penafiel. A brutal dimensão humana da perda marcou de forma particularmente intensa as comunidades locais, atingindo famílias, vizinhos e gerações inteiras”, realça-se no texto.

No voto, assinala-se também que “a violência do momento foi ainda agravada pela dificuldade na recuperação dos corpos, prolongando a incerteza e tornando ainda mais penoso o luto das famílias”.

“Vinte e cinco anos depois, a memória daquela noite de inverno permanece presente na memória do país e, de forma ainda mais profunda, na vida quotidiana das famílias e das comunidades diretamente afetadas. A tragédia expôs fragilidades estruturais e desigualdades territoriais que exigiram e continuam a exigir reflexão, responsabilidade e um compromisso renovado com a segurança das infraestruturas e com a coesão do território”, salienta-se.

Para o parlamento, “evocar o 25º aniversário não pode ser apenas um formalismo”, mas, antes, “um dever de respeito para com as vítimas e para com as suas famílias que, ao longo de um quarto de século, têm enfrentado perdas irreparáveis com inexcedível dignidade e resiliência”.

“E é também uma reafirmação de que o Estado e as instituições não podem esquecer, nem esquecem, acontecimentos que marcaram indelevelmente as nossas gentes”, acrescenta-se.

+ notícias: Norte

PSD fala em “aumento alarmante” de assaltos em Matosinhos e câmara nega "essa perceção"

Os vereadores do PSD na Câmara de Matosinhos revelaram estar preocupados com o “aumento alarmante de assaltos” no concelho, mas a autarquia refere que os dados oficiais mostram o contrário.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.