Parlamento recorda queda da Ponte Hintze Ribeiro que fez 59 mortos em 2001
Porto Canal/Agências
O parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto em que se recordam as trágicas consequências da queda da Ponte Hintze Ribeiro, entre Castelo de Paiva e Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, em 2001, que fez 59 mortos.
Neste voto, apresentado pelo PS, refere-se que há 25 anos, em 4 de março de 2001, o quarto pilar da Ponte Hintze Ribeiro, cedeu subitamente, provocando o colapso da parte central do tabuleiro.
“Daquela tragédia resultou a perda de 59 vidas. Dessas vítimas, 54 residiam no concelho de Castelo de Paiva, duas em Gondomar, duas em Cinfães e uma em Penafiel. A brutal dimensão humana da perda marcou de forma particularmente intensa as comunidades locais, atingindo famílias, vizinhos e gerações inteiras”, realça-se no texto.
No voto, assinala-se também que “a violência do momento foi ainda agravada pela dificuldade na recuperação dos corpos, prolongando a incerteza e tornando ainda mais penoso o luto das famílias”.
“Vinte e cinco anos depois, a memória daquela noite de inverno permanece presente na memória do país e, de forma ainda mais profunda, na vida quotidiana das famílias e das comunidades diretamente afetadas. A tragédia expôs fragilidades estruturais e desigualdades territoriais que exigiram e continuam a exigir reflexão, responsabilidade e um compromisso renovado com a segurança das infraestruturas e com a coesão do território”, salienta-se.
Para o parlamento, “evocar o 25º aniversário não pode ser apenas um formalismo”, mas, antes, “um dever de respeito para com as vítimas e para com as suas famílias que, ao longo de um quarto de século, têm enfrentado perdas irreparáveis com inexcedível dignidade e resiliência”.
“E é também uma reafirmação de que o Estado e as instituições não podem esquecer, nem esquecem, acontecimentos que marcaram indelevelmente as nossas gentes”, acrescenta-se.
