Câmara de Gaia vota apoiar festival aéreo Air Invictus com 425 mil euros

Câmara de Gaia vota apoiar festival aéreo Air Invictus com 425 mil euros
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Gaia vota, esta terça-feira, um apoio de 425 mil euros ao festival aéreo Air Invictus, que ocorrerá entre 19 e 21 de junho e receberá 5,39 milhões de euros de apoios públicos.

De acordo com uma proposta a que a Lusa teve acesso, o montante em causa para a Câmara de Gaia é igual ao da Câmara do Porto mas superior aos montantes do apoio da Maia e Matosinhos (325 mil euros cada).

O Turismo de Portugal apoiará o evento com 3,89 milhões de euros, sendo que em dezembro o ministro da Economia, Castro Almeida, estimou que o evento pode gerar uma receita superior a 100 milhões de euros.

O festival significa um regresso dos festivais aéreos ao Porto depois de na segunda década do século terem ocorrido quatro edições da Red Bull Air Race, e vai incluir corridas de aviões, acrobacias, drones, aeromodelismo, uma feira da defesa e concertos e tem como objetivo promover a região e a literacia aérea e aeroespacial, revelou a organização.

Segundo Luís Castro, responsável da organização, o Air Invictus "vai dividir-se em 15 pontos de interesse" e tem como meta "atrair um milhão de pessoas à região", revelando que irá ser um festival "com compensação carbónica a 100%, sendo a pegada de CO2 neutralizada com a reflorestação e compra de créditos de carbono".

Incluído no evento estará uma exposição de 40 aviões, alguns que estiveram na II Guerra Mundial, no aeródromo da Maia, bem como a tentativa de bater o recorde europeu drones no ar, revelou Luís Castro.

O facto de estar em construção a ponte Ferreirinha, para a Linha Rubi do Metro do Porto, fez o porta-voz da organização admitir que o Air Invictus possa ser um evento único, por depois haver menos espaço para os aviões fazerem as acrobacias.

+ notícias: Norte

Combate da Coca de Monção em consulta pública para ser Património Imaterial

A inscrição do Combate da Coca de Monção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública a partir desta quinra-feira e durante 30 dias por deliberação do instituto do Património Cultural.

CIM Douro diz que projeto europeu de 5G ajuda a reduzir desigualdades

O projeto europeu 5G.CONNECT, a implementar no Norte para promover soluções inovadores na agricultura, Proteção Civil, turismo e ação climática representa uma “ferramenta concreta para reduzir desigualdades”, disse esta quarta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM).

Feira de Braga muda em setembro para o Forum e liberta estrada nacional

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou que, a partir de setembro, a feira semanal da cidade deixará de se realizar em plena estrada nacional e vai passar para o parque de estacionamento do Forum.