Pedro Duarte: “No Porto o futebol não se explica, sente-se”

Pedro Duarte: “No Porto o futebol não se explica, sente-se”
| Desporto
Porto Canal

No evento que trouxe o troféu do Mundial da FIFA ao Estádio do Dragão, Pedro Duarte começou por sublinhar que “o futebol é um desporto que representa bem a alma portuense” e que, “para os tripeiros, não é apenas um jogo”.

“No Porto o futebol não se explica, sente-se”, resumiu o presidente da Câmara Municipal do Porto na Tribuna VIP do Estádio do Dragão antes de deixar elogios ao FC Porto, “uma das principais marcas e a mais relevante bandeira desportiva” da cidade que “carrega em si todo o simbolismo de uma cidade liberal e progressista que representa uma região empreendedora e uma comunidade com carácter granítico e irredutível”: “Tal como a cidade que o viu nascer, o FC Porto enfrentou dificuldades, centros de poder maiores, recursos com outros benefícios e respondeu sempre da mesma maneira: com trabalho, ambição, resiliência e uma crença inabalável em si próprio”.

Já expectante para 2030, ano em que a Invicta será uma “cidade-sede do Mundial seguinte”, o autarca portuense reforçou que Clube e Município cá estarão, “cheios de orgulho”, para receber os jogos internacionais “neste estádio único e inimitável que tanto diz a esta cidade e a esta região”.

A ligação umbilical entre a cidade e o futebol
“Falar do Porto é falar de uma cidade com um carácter muito especial e uma identidade muito vincada. É falar de uma cidade insubmissa, íntegra, que nunca se vergou ao longo da sua história. É falar de uma cidade que aprendeu a remar contra a corrente e a transformar as dificuldades em forças. É falar de uma cidade para sempre invicta, como está cravado no nosso brasão. Ora, o futebol é um desporto que representa bem a alma portuense. Para os tripeiros, o futebol não é apenas um jogo. É uma manifestação de orgulho, dos valores, da têmpera desta cidade. No Porto, o futebol nasce na rua, no recreio da escola, nos campos improvisados entre prédios e nas margens do Douro. É ali que se aprendem, desde cedo, os valores do esforço, do trabalho, da persistência e da solidariedade, valores que definem o Porto e que os clubes da cidade levam consigo para os relvados em Portugal e no mundo. Cada vitória europeia, cada campeonato conquistado, cada noite inesquecível é mais do que um troféu. É a confirmação de que a cidade pode liderar, pode vencer, pode inspirar. O futebol tem o tremendo poder de unir a cidade e esbater diferenças sociais, etárias e culturais. A cidade dá ao futebol a sua identidade combativa e o futebol dá à cidade uma voz global, um orgulho coletivo e uma narrativa de sucesso construída contra todas as expectativas. É por isto que, no Porto, o futebol não se explica, sente-se.”

O FC Porto como maior bandeira da Invicta
“Estarmos hoje reunidos no Estádio do Dragão tem por isso um significado especial. O FC Porto é uma das nossas principais marcas e a mais relevante bandeira desportiva. Carrega em si todo o simbolismo de uma cidade liberal e progressista que representa uma região empreendedora e uma comunidade com carácter granítico e irredutível. Tal como a cidade que o viu nascer, o FC Porto enfrentou dificuldades, centros de poder maiores, recursos com outros benefícios e respondeu sempre da mesma maneira: com trabalho, ambição, resiliência e uma crença inabalável em si próprio.”

Um estádio pronto para fazer história
“Na cidade do Porto vivemos a paixão do futebol em comunidade. No cachecol passado de pai para filho, na conversa de café antes e depois do jogo, na emoção partilhada, seja na vitória retumbante, seja na derrota sentida. Por tudo isto, é muito gratificante para o Porto ser anfitrião deste evento que nos faz sonhar com grandes momentos de alegria e convívio que certamente viveremos no Campeonato do Mundo FIFA 2026. Termino saudando a organização deste evento e o FC Porto, que aqui nos acolhe. Partilho a minha emotiva esperança de que este icónico e belíssimo troféu não tarda a regressar a Portugal, dessa vez pelas mãos da nossa talentosa Seleção Nacional. E em 2030 cá estaremos, cheios de orgulho, como cidade-sede do Mundial seguinte, neste estádio único e inimitável que tanto diz a esta cidade e a esta região.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Horário definido para a 24.ª jornada

A Liga Portugal divulgou esta sexta-feira os horários da 24.ª jornada do campeonato.

André Villas-Boas: “Compreendo a esquizofrenia dos meios de comunicação social que tentaram aproveitar-se de uma derrota do FC Porto”

O FC Porto encara o jogo frente ao Sporting com o objetivo de “lutar pela vitória e voltar a ganhar uma margem pontual que não é decisiva, mas que é boa de ter no campeonato, principalmente contra quem se disputa diretamente a competição”. Em vésperas do clássico, André Villas-Boas declarou compreender a “a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social que tentarem aproveitar-se de uma derrota do FC Porto” e “a excitação de alguns que estão claramente alinhados de verde”, mesmo assim garantiu que “o FC Porto tem a ambição de conquistar o título e de o devolver aos sócios”.

André Villas-Boas: “Queremos continuar a servir a cidade e a comunidade da melhor forma”

No dia em que o troféu do Campeonato do Mundo da FIFA esteve exposto pela primeira vez num estádio português, André Villas-Boas fez questão de “agradecer à Coca-Cola a escolha do Estádio do Dragão” e constatou que “não poderia ser de outra maneira, porque o FC Porto é o único clube português com o estatuto de Campeão do Mundo”.