Relação do Porto condena vogal e diretor de empresa municipal da Maia por peculato

Relação do Porto condena vogal e diretor de empresa municipal da Maia por peculato
Foto: Conselho Superior de Magistratura
| Norte
Porto Canal/Agências

O Tribunal da Relação do Porto condenou um vogal no conselho de administração e um diretor-delegado de uma empresa municipal da Maia a penas suspensas por peculato, adiantou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Na sua página oficial de Internet, a procuradoria referiu que os dois arguidos foram condenados a dois anos de prisão, suspensa na sua execução pelo mesmo período, revogando a decisão de primeira instância onde foram absolvidos.

Segundo a procuradoria, os arguidos apropriaram-se indevidamente de 2.797 e 2.977 euros entre 2014 e 2018, valores que terão restituir no prazo de seis meses, após o trânsito da decisão, por decisão do tribunal.

Os arguidos solicitaram o reembolso de valores de despesas que não foram realizadas no interesse da empresa municipal, designadamente refeições e compra de equipamentos telefónicos e informáticos.

Os arguidos foram ainda condenados a pagar ao Estado 29.977 e 82.065 euros, património encontrado na esfera daqueles sem justificação.

Dando provimento quase integral ao recurso do Ministério Público (MP), o Tribunal da Relação considerou que as condutas dos arguidos, enquanto titulares de altos cargos públicos, nunca foram descriminalizadas.

“À luz da matéria provada, dúvidas não subsistem que essas condutas preenchem o tipo de ilícito de peculato, razão pela qual, foram agora os arguidos condenados”, salientou a procuradoria.

+ notícias: Norte

Combate da Coca de Monção em consulta pública para ser Património Imaterial

A inscrição do Combate da Coca de Monção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública a partir desta quinra-feira e durante 30 dias por deliberação do instituto do Património Cultural.

CIM Douro diz que projeto europeu de 5G ajuda a reduzir desigualdades

O projeto europeu 5G.CONNECT, a implementar no Norte para promover soluções inovadores na agricultura, Proteção Civil, turismo e ação climática representa uma “ferramenta concreta para reduzir desigualdades”, disse esta quarta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM).

Feira de Braga muda em setembro para o Forum e liberta estrada nacional

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou que, a partir de setembro, a feira semanal da cidade deixará de se realizar em plena estrada nacional e vai passar para o parque de estacionamento do Forum.