Queda de neve condiciona transporte escolar em Vila Pouca de Aguiar

Queda de neve condiciona transporte escolar em Vila Pouca de Aguiar
Foto: CM Vila Pouca de Aguiar
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, informou esta terça-feira que, devido à queda de neve, não foi possível o transporte de alunos de algumas aldeias do Alvão, estando o transporte escolar suspenso também em Jales.

“Esta terça-feira, 03 de fevereiro, não se realiza o transporte escolar por motivo de prevenção e segurança dos alunos. Tendo em vista a melhoria do tempo, as escolas continuam a funcionar com monitorização da situação de alerta ao longo do dia”, lê-se numa publicação do município nas redes sociais.

Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar a partir desta terça-feira sob avisos devido ao vento, chuva, agitação marítima e queda de neve por consequência de uma nova depressão, segundo o IPMA.

O IPMA colocou também o distrito de Vila Real sob aviso laranja devido à queda de neve acima de 800/1000 metros até às 18h00 desta terça-feira.

Estão também ao abrigo deste aviso os distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga, Viseu, Porto e Guarda.

O mau tempo que se tem feito sentir no país já provocou dez mortes desde a semana passada.

A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante as reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

+ notícias: Norte

Presidente da Maia diz que é "absurdo" usar terrenos da Petrogal para a expansão do Aeroporto do Porto

O presidente da Câmara da Maia diz que os terrenos da Petrogal não são uma boa ideia para a expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. António Silva Tiago lembra que os terrenos da refinaria já têm outros projetos previstos.

Chega expulsa candidato autárquico suspeito de abuso sexual de crianças e pornografia

O Chega expulsou o militante e ex-candidato a uma junta de freguesia no concelho de Fafe nas últimas eleições autárquicas depois de este ter sido detido pela alegada prática de crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças agravado.

Defesa de Laplaine Guimarães diz que o cliente não ficou com dinheiro de contratos

A defesa de Alberto Laplaine Guimarães, um dos quatro detidos na operação “Lúmen”, que investiga alegados crimes económicos em contratos para a instalação de luzes de Natal, disse que o seu constituinte não ficou com dinheiro ilícito.