Francesco Farioli: “Temos feito coisas extraordinárias devido ao trabalho de toda a gente”
Porto Canal
O FC Porto garantiu o acesso direto aos oitavos de final da Liga Europa após receber e bater o Rangers FC (3-1) e Francesco Farioli elogiou “a reação fantástica” de uma equipa que “teve de acelerar para alcançar um resultado importante” para o Clube e “uma grande conquista para o futebol português”.
“Temos feito coisas extraordinárias, mas ainda vamos a meio da maratona e temos dois grandes adversários”, lembrou o técnico italiano, apontando o foco ao “campeonato e ao jogo contra o Casa Pia” (segunda-feira, 20h45).
Noite feliz
“A nossa reação foi fantástica. Estivemos bem nos primeiros minutos, depois sofremos e tivemos de acelerar para alcançar este resultado importante. Foi uma grande noite para o futebol português. Ainda há uns dias li que a Liga Portuguesa não era suficientemente competitiva, mas as equipas portuguesas provaram o contrário, tanto ontem como hoje. Ontem o Benfica e o Sporting provaram o seu nível, hoje o SC Braga fez um bom trabalho e nós também. Foi um resultado importante para o FC Porto e uma grande conquista para o futebol português, que pode influenciar o ranking de Portugal na UEFA.”
O que é nacional é bom
“É tudo uma questão de perceção e, muitas vezes, de desconhecimento. Às vezes desvalorizamos o que se faz por aqui. Achamos que os jogos são fáceis, mas não são. Temos feito coisas extraordinárias devido ao trabalho de toda a gente, mas ainda vamos a meio da maratona e temos dois grandes adversários. Há muito para fazer, temos de mudar o chip para o campeonato e para o jogo contra o Casa Pia.”
As mexidas
“Tirei o Alberto Costa para gerir os cartões. O Victor Froholdt apresentou algumas queixas nas pernas e decidi prevenir. O Samu tem jogado muitos minutos e eu quis dar a oportunidade ao Deniz Gül para entrar com energia e fisicalidade. Estou feliz com a prestação de toda a gente e com o apoio dos adeptos. Foi uma conquista importante.”
Percurso na Liga Europa
“Não é sobre sermos favoritos. Estamos muito longe de Istambul e da ideia de chegarmos lá sequer, porque é preciso fazer muita coisa até lá. Estamos focados na Liga e, mais tarde, voltaremos a pensar na Liga Europa. Agora temos o jogo contra o Casa Pia e temos de recarregar baterias para estarmos preparados.”
