Quatro mortos devido à tempestade Kristin

Quatro mortos devido à tempestade Kristin
| País
Porto Canal/ Agências

A passagem da depressão Kristin pelo continente português provocou, esta quarta-feira, quatro mortes, indicou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), numa nota de esclarecimento. Em causa estão uma vítima mortal no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e três no concelho de Leiria.

O esclarecimento surge depois de o município de Leiria ter indicado o registo de dois mortos diretamente relacionados com o impacto do mau tempo e referido a existência de mais duas vítimas mortais no concelho devido a paragens cardiorrespiratórias.

A ligação destes dois casos com o mau tempo estava ainda a ser averiguada e, se se confirmasse, o total de mortes no país ascenderia a cinco.

Na nota da ANEPC, recebida pela Lusa às 15h15, é explicado que “até ao momento” há três vítimas mortais resultantes do mau tempo no concelho de Leiria: duas em Carvide (uma “atingida por uma chapa metálica” e outra por ter ficado “presa na estrutura da habitação”) e uma em Fonte Oleiro, “encontrada em paragem cardiorrespiratória (PCR) numa obra”.

Como já tinha sido anunciado ao início da manhã, a morte ocorrida em Vila Franca de Xira deveu-se à queda de uma árvore sobre um veículo ligeiro.

A passagem da depressão Kristin por território português deixou um rastro de destruição, provocando, além dos quatro mortos, vários desalojados.

Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações, foram as principais consequências do temporal.

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.

+ notícias: País

Mais de 4 mil ocorrências e 24 estradas continuam condicionadas

A depressão Kristin causou mais de quatro mil ocorrências e 24 estradas ou autoestradas têm ainda o trânsito condicionado, avançou o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.