Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso vermelho na quarta-feira devido ao vento

Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso vermelho na quarta-feira devido ao vento
| Norte
Porto Canal/Agências

Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que o continente continua sob a influência da depressão Joseph que vai trazendo sucessivos agravamentos do estado do tempo.

“Tivemos esta noite chuva forte, vento bastante forte em todo o território à passagem da frente. Agora estamos com uma ligeira melhoria do estado do tempo, embora com ocorrência de aguaceiros e vento”, disse.

No entanto, a previsão para a próxima noite é de novo agravamento do estado tempo.

“Há uma depressão na circulação da depressão Joseph. É uma depressão secundária, forma-se a oeste do continente (…). Vai-nos trazer muito vento, chuva, neve e agitação marítima”, adiantou.

De acordo com Cristina Simões, esta depressão secundária vai estar centrada às 00h00 de quarta-feira a oeste do Porto.

Por isso, o IPMA já emitiu aviso vermelho, o mais grave, para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra entre as 03h00 e as 06h00, prevendo-se ventos com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h).

Os restantes distritos do continente vão estar sob aviso laranja por causa do vento forte com rajadas de 100 km/h, podendo chegar aos 120 km/h nas terras altas.

“É uma situação que passa rápido, será tudo entre as 00h00 e as 06h00 de dia 28 [quarta-feira] (…). Vai passar pelas regiões de Coimbra, Porto e Aveiro em direção a Espanha, de oeste para leste”, referiu.

O IPMA emitiu também aviso vermelho entre as 03h00 e as 21h00 de quarta-feira para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar também sob aviso laranja e Aveiro a amarelo a partir das 12h00 desta terça-feira e até às 06h00 de quarta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros.

O IPMA colocou também todos os distritos (18) de Portugal continental sob aviso amarelo entre as 03h00 e as 09h00 de quarta-feira por causa da chuva por vezes forte.

A meteorologista Cristina Simões adiantou ainda à Lusa que a partir da manhã de quarta-feira a situação vai desagravar.

“A depressão desloca-se rapidamente para leste, para Espanha, e, por isso, vamos ter uma acalmia. O vento volta a diminuir e não teremos tanta precipitação a partir da manhã de dia 28 [quarta-feira]”, indicou.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Norte

Ministro das Infraestruturas garante que plano estratégico para o Porto de Leixões é para avançar

O ministro das Infraestruturas e Habitação garantiu, esta terça-feira, que o Plano Estratégico do Porto de Leixões é para avançar e que o Governo vai dialogar com a Câmara de Matosinhos, que já se manifestou contra aquele, para encontrar soluções.

Desacato na escola de Águas Santas, na Maia, deixa feridos

A cena de pancadaria teve lugar no início da tarde desta quarta-feira, fora do recinto da Escola Básica 2/3 e Secundária de Águas Santas, e deixou, pelo menos, um polícia ferido.

Circulação ferroviária suspensa na Linha do Norte para comboios de longo curso

A circulação na Linha do Norte, entre o Porto e Lisboa, para comboios de longo curso está suspensa devido a problemas na via causados pelo mau tempo, segundo a CP – Comboios de Portugal.