Galinhas poedeiras têm de ser declaradas em fevereiro

Galinhas poedeiras têm de ser declaradas em fevereiro
| País
Porto Canal/Agências

Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a declarar os seus animais em fevereiro, com exceção dos que têm menos de 350 aves, segundo um aviso da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“No mês de fevereiro decorre mais um período obrigatório da Declarações de Existências de Galinhas Poedeiras”, lê-se na nota da DGAV.

Em setembro de 2025, já tinha decorrido um período obrigatório para a declaração das galinhas poedeiras.

A declaração de existências, que tem de ser efetuada em setembro, deverá ser submetida através do ‘site’ https://avidec.dgav.pt.

Podem ser contactados, em alternativa, os serviços de alimentação e veterinária regionais.

Contudo, esta obrigação não se aplica aos estabelecimentos de galinhas poedeiras com menos de 350 aves e aos de criação de galinhas poedeiras reprodutoras.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

+ notícias: País

Tribunal aplica cúmulo de quatro anos de prisão a Mário Machado e nega suspensão da pena

O tribunal decidiu, esta sexta-feira, aplicar ao militante neonazi Mário Machado um cúmulo jurídico de quatro anos de prisão e recusou a possibilidade de suspender a pena.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.