Aldeias de Rio de Onor e Guadramil em Bragança com acessos cortados devido ao mau tempo
Porto Canal/Agências
As aldeias de Rio de Onor e Guadramil, no concelho de Bragança, têm os acessos cortados à circulação de trânsito devido à neve, apenas sendo possível lá chegar através de viaturas com tração às quatro rodas.
Em declarações à Lusa, o presidente da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, adiantou que a estrada que liga Varge a Rio de Onor e a Guadramil está intransitável para carros ligeiros, porém, é possível circular com viaturas com tração às quatro rodas.
Nestas duas aldeias do concelho de Bragança moram cerca de 60 pessoas.
O autarca adiantou ainda que durante a tarde o município de Bragança irá proceder à limpeza das vias.
A neve obrigou ao corte de outras estradas no distrito.
Em Alfândega da Fé, estão cortadas a Estrada Nacional (EN) 315, na serra de Bornes, a Estrada Municipal de acesso à Vila Nova, Soima e Gebelim e ainda a Estrada Municipal de acesso a Colmeias, de acordo com informação publicada pelo município nas redes sociais.
Já no concelho de Macedo de Cavaleiros, está fechada a EN 316, que liga Espadanedo e Vilar de Ouro.
Em Carrazeda de Ansiães, há constrangimentos na estrada de acesso ao IC5 e a Fontelonga.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão esta sexta-feira sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) por causa da neve.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 até sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.
Este nível entrou em vigor às 16h00 de quinta-feira e termina às 23h59 de sábado.
