Associação criada há 26 anos ganha nova vida pela mão de jovens de Paredes de Coura

Associação criada há 26 anos ganha nova vida pela mão de jovens de Paredes de Coura
Foto: MostraCoura | Redes Sociais
| Norte
Porto Canal/Agências

Um grupo de jovens de Paredes de Coura decidiu dar nova vida à MostraCoura, associação criada em 2000 e quase sem atividade nos últimos anos, agora mais focada na cultura “como elemento central no desenvolvimento do território”.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da MostraCoura, Rita Rosa explicou que a associação quando foi criada tinha “como objetivo principal promover alguns dos produtos regionais” de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo.

“Tínhamos interesse em criar uma associação para dinamizar uma vertente mais cultural. Soubemos que a MostraCoura estava em vias de ficar inativa, porque os seus membros já não tinham a disponibilidade que era necessária para continuar, e decidimos abraçar o desafio de lhe dar continuidade”, explicou.

A associação agora liderada por um grupo de jovens, ligados a várias áreas da cultura, apresentou-se publicamente em dezembro último com concertos, mas o objetivo “é criar um motor de desenvolvimento cultural, com várias áreas de atuação”, assente na “inspiração, identidade e vontade de criar”.

“Desde a organização de espetáculos artísticos, concertos, teatro, exposições, eventos temáticos, ‘workshops’, para todas as idades e com níveis diferentes de experiências, residências artísticas, com criadores nacionais e internacionais”, apontou Rita Rosa.

A jovem de 27 anos, consultora de recursos humanos, destacou ainda “o desenvolvimento de parcerias e intercâmbios que possam surgir com outras organizações culturais, bem como a criação de uma livraria social para promover o acesso democrático à leitura e ao conhecimento”.

“Queremos que seja mais do que uma associação. Queremos que seja um sítio onde as pessoas se encontrem, um espaço onde podem experimentar coisas diferentes. O objetivo é criar dinâmica cultural que se calhar falta em Paredes de Coura, para todas as faixas etárias. Temos bastantes eventos a serem desenvolvidos em Paredes de Coura ao longo do ano, mas acho que acabam por conseguir abranger o público mais jovem”, acrescentou Rita Rosa.

Entre outras iniciativas, “destaca-se a continuidade do projeto Xapas Sessions, já reconhecido pela sua capacidade de aproximar artistas e comunidade e gerar momentos autênticos de partilha musical”.

O objetivo agora é~, enquanto associação, conseguir concorrer para vários apoios financeiros para desenvolver várias atividades.

A associação desenvolve o projeto Xapas Sesssions, apoiado Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Trata-se de “um evento musical focado em bandas emergentes e ‘performances’ ao vivo que promove a música alternativa”.

No próximo mês, a MostraCoura já tem eventos marcados. No dia 13 de fevereiro, no âmbito do projeto do Xapas Sessions, a associação vai promover um concerto e, no dia 14, para celebrar o Dia dos Namorados, haverá ‘stand-up comedy’.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve

As escolas de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Braga e Viseu vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve, segundo fontes das autarquias. Além destes também os distritos do Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.