Feira do Livro do Porto abre a 21 de agosto e homenageia poeta Inês Lourenço

Feira do Livro do Porto abre a 21 de agosto e homenageia poeta Inês Lourenço
Foto: Andreia Merca | Porto.
| Porto
Porto Canal/Agências

A poeta Inês Lourenço, 83 anos, é a homenageada na Feira do Livro do Porto que se realiza de 21 de agosto a 6 de setembro próximos, nos jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, anunciou esta sexta-feira a autarquia.

Uma nova tília nos jardins do Palácio de Cristal receberá o nome da poeta, em agosto, sendo os três primeiros dias da programação desta 13.ª edição da feira “especialmente dedicados à autora” de “Ainda o lugar incerto da procura” e “Dois cimbalinos escaldados”, assim como uma exposição contígua ao evento, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, divulgou a Câmara do Porto.

Justificando a escolha de Inês Lourenço, o presidente da Câmara, Pedro Duarte, citado no comunicado, sublinha “o carácter portuense da obra e da autora, o seu profundo vínculo artístico e de cidadania ao Porto, e um notável legado literário, com uma produção de qualidade excecional, que merece o justo reconhecimento do público".

O vereador da Cultura, Jorge Sobrado, por seu lado, também citado no comunicado da câmara, realça “a singularidade e consistência de uma obra poética ‘ardilosamente singela’, construída ao longo de mais de quatro décadas, e na sua relação umbilical com a cidade do Porto, enquanto espaço alegórico ou simbólico, narrativo e de vida. O Porto é casa e nuvem, raiz e voo, chegada e partida na poética de Inês”, numa referência ao seu mais recente título “Casa Nuvem”, saído no ano passado.

Para Sobrado, Inês Lourenço é “uma das vozes mais significativas da poesia portuguesa contemporânea, autora de uma poética culta, mas versátil, provocatória e satírica, reconhecida pela crítica da especialidade, e referência inspiradora de novas gerações de poetas. Este reconhecimento é, por isso, um ato de inteira justiça”.

“O contributo de Inês Lourenço como editora e divulgadora da poesia contemporânea é também destacado nesta decisão", tendo a autora editado, entre os anos 1980 e 1990, “uma das mais corajosas, bem conseguidas e intergeracionais revistas de poesia, no Porto e em Portugal: a Hífen”, lê-se no comunicado da autarquia.

Em 2023, a poeta recebeu a Medalha de Mérito da Cidade.

No ano passado, “mais de 254 mil pessoas passaram” pela Feira do Livro do Porto, segundo informação no portal de notícias da edilidade.

+ notícias: Porto

Trabalhadores das IPSS manifestaram-se no Porto para exigir retomar das negociações

Cerca de três centenas de trabalhadores de IPSS concentraram-se esta quinta-feira frente à sede da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), no Porto, para exigir o retomar das negociações com os sindicatos afetos à CGTP.

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.