Abertura de novo bloco de partos do hospital de Viana do Castelo dentro de 90 dias

Abertura de novo bloco de partos do hospital de Viana do Castelo dentro de 90 dias
| Norte
Porto Canal/Agências

O novo bloco de partos da maternidade do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que deveria ter aberto em dezembro, vai começar a funcionar dentro de 90 dias devido à necessidade de trabalhos técnicos.

Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) explica que, “no decurso da primeira fase da obra verificou‑se a necessidade de prolongar o período para assegurar a conclusão integral de alguns trabalhos essenciais ao seu pleno e seguro funcionamento”.

“Este ajustamento de calendário deve‑se, designadamente, à execução de acabamentos técnicos finais, à realização de ensaios e testes funcionais obrigatórios dos diversos sistemas, nomeadamente redes técnicas, equipamentos e sistemas de segurança, bem como à reinstalação e completa validação da infraestrutura informática, indispensável ao correto funcionamento dos sistemas clínicos e de informação”, especifica.

O investimento total previsto para a empreitada é, de 2.663.417,10 euros, mais IVA.

Segundo a ULSAM, “as fases finais são muitas das vezes críticas em qualquer unidade com elevada exigência técnica e clínica, como é o caso de um bloco de partos, sendo determinantes para garantir condições de segurança, fiabilidade operacional e qualidade assistencial para utentes, recém‑nascidos e profissionais de saúde”.

“Prevê‑se, assim, que a abertura do Bloco de Partos venha a ocorrer dentro de um prazo adicional estimado de cerca de 90 dias, após a conclusão integral de todos os testes e validações necessários e apetrechamento com alguns equipamentos”, reforça a ULSAM, destacando que “a entrada em funcionamento do novo bloco de partos ocorrerá apenas quando estiverem reunidas todas as condições técnicas, funcionais e de segurança exigidas”.

De acordo com números avançados pela ULSAM, em 2025, a maternidade de Viana do Castelo registou um aumento de 97 nascimentos, em relação a 2024 (1.424), num total de 1.521, o que representa mais 7% de partos.

A requalificação do bloco de partos do hospital de Santa Luzia começou em novembro de 2024, sendo que a obra será realizada em duas fases para não implicar a desocupação do serviço.

A intervenção, financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), era há muito reclamada pela ULSAM. A Câmara de Viana do Castelo atribuiu um apoio de 100 mil euros para assegurar o início dos trabalhos.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.