Validações no sistema Andante da AMP crescem 5,6% para 210 milhões em 2025

Validações no sistema Andante da AMP crescem 5,6% para 210 milhões em 2025
Foto: Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

O sistema intermodal Andante, título de transporte da Área Metropolitana do Porto, registou 210.675.962 validações em 2025, um crescimento de 5,6% face a 2024, revelou esta quinta-feira fonte oficial da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP).

De acordo com a mesma fonte, os dados relativos ao ano passado confirmam uma tendência de aumento da utilização do transporte público na Área Metropolitana do Porto (AMP).

O Metro do Porto manteve-se como o principal operador, com 92,5 milhões de validações, representando cerca de 43,9% do total, o que representou um crescimento de 5,7% face ao ano anterior, em que totalizou 87,5 milhões de validações, lê-se na informação disponibilizada.

Segundo a TMP, a rede Unir destacou-se como o operador com maior crescimento, registando 36,6 milhões de validações em 2025, mais 15,3% do que em 2024, em que totalizou 31,7 milhões validações.

Este aumento, acrescentou, traduziu-se também num reforço da sua quota no sistema, que passou de 15,9% para 17,4%, refletindo o impacto da reorganização e expansão da rede de transporte rodoviário.

A CP – Comboios de Portugal registou igualmente uma evolução positiva, com 12,3 milhões de validações, correspondendo a um crescimento de 9,9%, depois de ter concluído 2024 com 11,1 milhões de viagens, “reforçando o papel do transporte ferroviário na mobilidade regional”, acrescenta a informação da empresa metropolitana.

No mesmo período, a STCP subiu de 68,1 milhões de viagens em 2024 para as 68,4 milhões de validações, representando 32,5% do total.

Os restantes operadores apresentaram um crescimento conjunto de 10,3%, subindo de 764 mil viagens em 2024 para as 843 mil registadas em 2025.

+ notícias: Porto

STCP muda seis linhas "para evitar sobreposições" com serviço do metrobus do Porto

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai fazer alterações às linhas 200, 201, 203, 403, 502 e 504 a partir de segunda-feira devido à entrada ao serviço do metrobus e "para evitar sobreposições".

Detidos seis jovens suspeitos de esfaquear homem no Metro do Porto

Um grupo de seis jovens foi detido, entre segunda e terça-feira, no Porto, por estarem “fortemente indiciados” pelo crime de ofensas à integridade física, sendo suspeitos de ter esfaqueado um homem no Metro, anunciou esta quarta-feira a PSP.

CDU pede "dignidade" à Metro do Porto para moradores do bairro de Massarelos

A CDU do Porto pediu "dignidade" para os moradores do bairro de Massarelos que foram contactados pela Metro do Porto para saírem temporariamente das suas casas, devido à construção da ponte da Ferreirinha.