Alto Minho e Galiza com 521 mil euros para investir em inovação e apoio às empresas

Alto Minho e Galiza com 521 mil euros para investir em inovação e apoio às empresas
Foto: CM Vila Nova de Cerveira
| Norte
Porto Canal/Agências

Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e, Tomiño, na Galiza (Espanha), viram aprovados o projeto Eurocidade Inteligente que prevê um investimento superior a 521 mil euros na inovação, criação de oportunidades para empresas e empreendedores.

Em comunicado enviado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, refere que o projeto, elaborado em parceria com a Universidade de Vigo, é financiado pelo Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal, sendo que, do total do investimento, 391 mil euros são garantidos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A eurocidade Cerveira e Tomiño foi constituída em outubro de 2018, para intensificar a coesão territorial.

Com a aprovação do projeto Eurocidade Inteligente, Vila Nova de Cerveira vai receber “122 mil euros, com mais de 91 mil euros de financiamento europeu, para reforçar o Centro de Inovação como polo estratégico de apoio ao empreendedorismo, à incubação, inovação empresarial e capacitação tecnológica”.

Já em Tomiño, “o novo projeto dará um impulso definitivo ao Parque Agroindustrial, atualmente em fase de tramitação urbanística”.

Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Ceveira, Rui Teixeira, citado na nota, trata-se de “mais um passo firme na estratégia de desenvolvimento económico do concelho”.

“Estamos a investir de forma clara na inovação, no apoio às empresas e na criação de condições para que Vila Nova de Cerveira seja um território atrativo para empreendedores, ‘startups’ e projetos de base tecnológica”, explica.

O autarca socialista sublinha ainda que “o reforço do Centro de Inovação de Cerveira vai transformar conhecimento em valor económico, promover emprego qualificado e consolidar a cooperação transfronteiriça como uma vantagem competitiva para o território”.

Entre as ações previstas destacam-se “a elaboração de uma Agenda Estratégica de Especialização Inteligente e Transição Industrial, o mapeamento do tecido empresarial e dos agentes-chave da Eurocidade, bem como a formulação de um plano estratégico conjunto para os próximos anos”.

O plano “inclui também a realização de grandes eventos de empreendedorismo e inovação à escala da Euroregião, o desenvolvimento de bases para redes de incubação de nova geração, bem como a implementação de tecnologias inovadoras como a automatização, a Internet das Coisas (IoT) e a economia circular”.

“A Universidade de Vigo colaborará no desenvolvimento de competências para a especialização inteligente, na formação técnica, em parcerias estratégicas e na criação de um Laboratório de Inovação para a Sustentabilidade”, acrescenta a nota.

Com este projeto , Cerveira e Tomiño consolidam uma cooperação transfronteiriça que transforma a Eurocidade num motor de desenvolvimento económico, social e ambiental para toda a região, reafirmando a visão do Minho como um eixo de união e de progresso partilhado”.

+ notícias: Norte

Combate da Coca de Monção em consulta pública para ser Património Imaterial

A inscrição do Combate da Coca de Monção no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública a partir desta quinra-feira e durante 30 dias por deliberação do instituto do Património Cultural.

CIM Douro diz que projeto europeu de 5G ajuda a reduzir desigualdades

O projeto europeu 5G.CONNECT, a implementar no Norte para promover soluções inovadores na agricultura, Proteção Civil, turismo e ação climática representa uma “ferramenta concreta para reduzir desigualdades”, disse esta quarta-feira o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM).

Feira de Braga muda em setembro para o Forum e liberta estrada nacional

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou que, a partir de setembro, a feira semanal da cidade deixará de se realizar em plena estrada nacional e vai passar para o parque de estacionamento do Forum.