Alto Minho e Galiza com 521 mil euros para investir em inovação e apoio às empresas

Alto Minho e Galiza com 521 mil euros para investir em inovação e apoio às empresas
Foto: CM Vila Nova de Cerveira
| Norte
Porto Canal/Agências

Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e, Tomiño, na Galiza (Espanha), viram aprovados o projeto Eurocidade Inteligente que prevê um investimento superior a 521 mil euros na inovação, criação de oportunidades para empresas e empreendedores.

Em comunicado enviado, a Câmara de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, refere que o projeto, elaborado em parceria com a Universidade de Vigo, é financiado pelo Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal, sendo que, do total do investimento, 391 mil euros são garantidos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A eurocidade Cerveira e Tomiño foi constituída em outubro de 2018, para intensificar a coesão territorial.

Com a aprovação do projeto Eurocidade Inteligente, Vila Nova de Cerveira vai receber “122 mil euros, com mais de 91 mil euros de financiamento europeu, para reforçar o Centro de Inovação como polo estratégico de apoio ao empreendedorismo, à incubação, inovação empresarial e capacitação tecnológica”.

Já em Tomiño, “o novo projeto dará um impulso definitivo ao Parque Agroindustrial, atualmente em fase de tramitação urbanística”.

Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Ceveira, Rui Teixeira, citado na nota, trata-se de “mais um passo firme na estratégia de desenvolvimento económico do concelho”.

“Estamos a investir de forma clara na inovação, no apoio às empresas e na criação de condições para que Vila Nova de Cerveira seja um território atrativo para empreendedores, ‘startups’ e projetos de base tecnológica”, explica.

O autarca socialista sublinha ainda que “o reforço do Centro de Inovação de Cerveira vai transformar conhecimento em valor económico, promover emprego qualificado e consolidar a cooperação transfronteiriça como uma vantagem competitiva para o território”.

Entre as ações previstas destacam-se “a elaboração de uma Agenda Estratégica de Especialização Inteligente e Transição Industrial, o mapeamento do tecido empresarial e dos agentes-chave da Eurocidade, bem como a formulação de um plano estratégico conjunto para os próximos anos”.

O plano “inclui também a realização de grandes eventos de empreendedorismo e inovação à escala da Euroregião, o desenvolvimento de bases para redes de incubação de nova geração, bem como a implementação de tecnologias inovadoras como a automatização, a Internet das Coisas (IoT) e a economia circular”.

“A Universidade de Vigo colaborará no desenvolvimento de competências para a especialização inteligente, na formação técnica, em parcerias estratégicas e na criação de um Laboratório de Inovação para a Sustentabilidade”, acrescenta a nota.

Com este projeto , Cerveira e Tomiño consolidam uma cooperação transfronteiriça que transforma a Eurocidade num motor de desenvolvimento económico, social e ambiental para toda a região, reafirmando a visão do Minho como um eixo de união e de progresso partilhado”.

+ notícias: Norte

Nova central de biorresíduos da Lipor custa 70 milhões de euros e tratará 75 mil toneladas/ano

A proposta Central de Valorização de Biorresíduos da Lipor representa um investimento a rondar os 70 milhões euros, para uma obra que vai levar perto de três anos a ficar concluída e permitirá tratar até 75 mil toneladas por ano.

Cegonhas de ninho abatido em 2025 voltaram a Gondomar

Um habitante de Valbom disponibilizou 800 euros para instalar uma torre perto do ninho de cegonha abatido em outubro, mas a Câmara de Gondomar não respondeu em tempo útil e as aves instalaram-se numa árvore junto a um jardim-de-infância.

IP vai tentar antecipar prazos da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios em Penafiel

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai tentar antecipar os prazos do arranque da obra do IC35 entre Rans e Entre-os-Rios, em Penafiel, cuja consignação está prevista para dezembro, disse esta quarta-feira o presidente da empresa.