APImprensa admite que impasse na nomeação do presidente da CCPJ prejudica instituição

APImprensa admite que impasse na nomeação do presidente da CCPJ prejudica instituição
| País
Porto Canal/Agências

A presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa), Cláudia Maia, admite que o impasse na nomeação do presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ) não contribui para a boa imagem da instituição.

A cooptação para o presidente da CCPJ está em suspenso desde janeiro por não haver “consenso sobre os nomes apresentados” pelos representantes dos jornalistas e os representantes da indústria, começa por explicar a responsável em entrevista à Lusa.

Desta forma, a presidente da APImprensa, que integra a comissão, admite que este impasse “não contribui nada para a boa imagem da instituição”.

Apesar disso, Cláudia Maia considera este obstáculo “legítimo, por se viver em democracia, pelo que se está a tentar encontrar nomes para o cargo, ainda que não seja fácil encontrar pessoas que se predisponham a ocupar estas funções, num momento tão difícil para a comunicação social”.

Em relação às primeiras propostas apresentadas, a responsável refere que estas já foram discutidas, “pelo que não faz muito sentido voltar atrás”.

Os primeiros nomes apresentados oponham os candidatos Henrique Pires Teixeira (apresentado pelos quatro jornalistas designados pelas empresas de comunicação social) e Luísa Meireles (indicada pelos jornalistas profissionais).

Questionada sobre a possível integração da CCPJ junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a presidente da APImprensa menciona “não ser uma solução perfeita”.

“A CCPJ é um órgão de autorregulação e ao ser integrada na ERC deixaria de o ser, a menos que se encontrasse outra solução”, remata.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.