Greve Geral. Adesão nos Serviços Públicos ultrapassa 95%

Greve Geral. Adesão nos Serviços Públicos ultrapassa 95%
| País
Porto Canal

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) indicou esta quinta-feira que a adesão à greve nos serviços públicos ultrapassa os 95%, afirmando tratar-se de uma das maiores paralisações dos últimos anos.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais confirma níveis de adesão "elevadíssimos" à greve geral convocada pela CGTP e pela UGT, em protesto contra o anteprojeto do Governo para a reforma da legislação laboral.

A organização refere que a forte participação está a fazer-se sentir em vários serviços públicos, nomeadamente na Saúde, Educação, Segurança Social, Cultura, Justiça e Finanças.

"Centenas e centenas [de escolas] estão encerradas, o mesmo acontece em serviços de atendimento ao público, como as lojas do cidadão e os balcões da Segurança Social, repartições de finanças, museus. No sector da Saúde, a esmagadora maioria das grandes unidades hospitalares só têm o funcionamento dos serviços essenciais, graças aos serviços mínimos", lê-se na nota.

Com uma adesão que estima ser superior a 95%, a Federação considera que este é "um evidente e firme sinal dado pelos trabalhadores de que não querem o pacote laboral que o Governo da AD quer impor", sublinhando ainda que o anteprojeto constitui "um ataque aos direitos laborais mais elementares".

A greve geral desta quinta-feira marca a primeira paralisação conjunta das duas centrais sindicais, CGTP e UGT, desde junho de 2013, quando Portugal se encontrava sob intervenção da “troika”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.