Presidenciais. Catarina Martins formaliza candidatura com entrega de mais de 9.500 assinaturas

Presidenciais. Catarina Martins formaliza candidatura com entrega de mais de 9.500 assinaturas
| Política
Porto Canal/Agências

Catarina Martins formalizou esta quarta-feira a candidatura às eleicoes presidenciais de 2026, com a entrega de mais de 9500 assinaturas no Tribunal Constitucional, em Lisboa, na presença de cerca de duas dezenas de apoiantes.

"Queria agradecer muito às 9500 pessoas, um pouco mais, que subscreveram a minha candidatura, queria agradecer imenso às pessoas que recolheram as assinaturas também presencialmente (...). Houve tanta gente que dedicou o seu tempo livre a recolher assinaturas para que esta candidatura pudesse estar aqui", afirmou Catarina Martins aos jornalistas, após a entrega de várias caixas com as assinaturas entregues no Palácio Ratton.

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda agradeceu também ao mandatário nacional, o músico e compositor António Pinho Vargas, realçando "um intelectual que pensa tão bem sobre a democracia e sobre os desafios deste tempo".

Esta quarta-feira à tarde está também prevista a entrega das candidaturas necessárias para formalizar a candidatura de Henrique Gouveia e Melo.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

Esta é a 12.ª vez (incluindo as duas voltas das eleições de 1986) que os portugueses são chamados, desde 1976, a escolher o Presidente da República em democracia.

Às eleições presidenciais anunciaram, entre outros, as suas candidaturas António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) e Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD).

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.