Autarcas do PSD reúnem no Porto e do PS em Leiria para elegerem dirigentes do próximo mandato
Porto Canal/Agências
As associações de autarcas social-democratas e de autarcas socialistas realizam no sábado encontros no Porto e em Leiria, para elegerem os respetivos dirigentes para os próximos quatro anos, na sequência dos resultados das eleições autárquicas de outubro.
O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, deverá ser confirmado no Porto como o novo presidente da Comissão Política Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), enquanto a lista única liderada pela presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, deverá dirigir a Associação Nacional dos Autarcas Socialistas (ANA-PS) nos próximos quatro anos.
A lista do Conselho Nacional dos ASD é liderada por Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, seguido por Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto. Fernando Alexandre, presidente da Assembleia Municial de Braga, lidera a lista à Mesa do Congresso dos autarcas do PSD.
Amadeu Albergaria sucede a Pedro Pimpão, presidente social-democrata reeleito em Pombal, e que é o candidato único à presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), cujo congresso decorre no próximo fim de semana, em Viana do Castelo.
Ao obter maior número de presidências de Câmaras no país, nas últimas autárquicas, o PSD venceu também a presidência da ANMP.
O Congresso Nacional dos ASD espera a presença de cerca de 500 autarcas, a partir das 10h00, e terá as presenças do secretário-geral do PSD, Hugo Soares, durante a sessão de abertura, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro, no encerramento.
Além da eleição dos novos dirigentes, será feito um balanço da atividade do último mandato e serão apresentadas cinco moções, entre as quais uma subscrita por Amadeu Albergaria, que resumirá a sua estratégia global e candidatura.
Os ASD irão ainda homenagear ex-autarcas, devido ao trabalho desenvolvido, entre os quais 60 ex-presidentes de Câmaras Municipais, como Ribau Esteves (Aveiro), Fernando Ruas (Viseu), Ricardo Rio (Braga), Emídio Sousa (Santa Maria da Feira) e Silvério Regalado (Vagos).
A Assembleia Eleitoral da ANA-PS decorrerá em Leiria e deverá eleger a lista única liderada pela presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, como dirigente dos autarcas socialistas para os próximos quatro anos.
Os trabalhos da assembleia de autarcas socialistas terão a presença do secretário-geral do partido, José Luís Carneiro, e decorrem à porta fechada até à sessão de encerramento, pelas 19h30.
No sábado, o Chega realiza no Pavilhão Municipal do Entroncamento (Santarém), uma das três Câmaras Municipais onde elegeu o presidente, a sua Convenção Autárquica Nacional a partir das 10h00, que termina com o discurso do líder do partido, André Ventura, pelas 19h00.
Em Lamego, reúne-se também a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), para escolher os dirigentes da associação para os próximos anos. A ANAM, que representa mais de 200 Assembleias Municipais, tem nove anos de existência e o presidente cessante, Albino Almeida, está à frente da associação há oito anos.
Estes encontros de sábado antecedem o congresso que a ANMP realiza em Viana do Castelo, em 13 e 14 de dezembro, no qual os autarcas eleitos para os municípios de todo o país vão eleger os novos dirigentes da associação, além de debaterem os temas essenciais para as autarquias, como a autonomia, as finanças locais, a descentralização e a coesão do território.
