FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo

FC Porto: Fim de percurso na Taça da Liga. Crónica de Jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto perdeu com o Vitória SC (1-3) e despediu-se da Taça da Liga nos quartos de final. Gabri Veiga marcou o único golo dos azuis e brancos, que passam a centram todas as atenções na 13.º jornada do campeonato, marcada para as 20h30 de domingo em Tondela.

Francesco Farioli mudou nove peças face à equipa que tinha alinhado de início frente ao Estoril Praia e Gabri Veiga, uma das novidades, marcou aos oito minutos. Pablo Rosario lançou o camisola 10 em profundidade, este dominou de peito e picou sobre Castillo (1-0) antes de cair muito queixoso na sequência da jogada.

Aos 21, o FC Porto podia ter disposto de uma ocasião soberana para dilatar a vantagem, quando João Mendes cortou com o braço uma bola enviada para a área por Prpić, mas o VAR Tiago Martins chamou o árbitro Hélder Carvalho ao monitor e a dupla decidiu anular a decisão de marcar penálti e assinalar uma suposta infração a Alan Varela no início do lance. Já na reta final da primeira parte (36m), Pablo Rosario derrubou Camara na área e Nélson Oliveira igualou o marcador de penálti (1-1).

Rodrigo Mora e Samu entraram no arranque da etapa complementar por troca com Gabri Veiga e Yann Karamoh, o avançado desviou ao primeiro poste um cruzamento de Zaidu ao qual Ángel Alarcón não conseguiu dar a melhor sequência (49m) e os visitantes adiantaram-se no placar logo a seguir (1-2, 53m).

Depois de os adversários verem um golo anulado por falta de Ndoye sobre Pablo Rosario, William Gomes e Pepê renderam Borja Sainz e Alan Varela e viram Rodrigo Mora ficar perto do empate com um remate colocado à entrada da área (70m). Francesco Farioli esgotou as substituições aos 76 minutos, ao trocar Alberto Costa por Martim Fernandes, e os vimaranenses fixaram o resultado final de grande penalidade à entrada para os derradeiros dez minutos (1-3).

+ notícias: Desporto

Cláudio Ramos: "Domingo temos uma oportunidade de dar resposta a esta derrota"

O FC Porto sofreu um desaire caseiro diante do Vitória SC (1-3) nos quartos de final da Taça da Liga e ficou afastado da competição. No rescaldo da partida, Cláudio Ramos lamentou os “três erros” que resultaram em três golos e confessou que a equipa está “triste por não passar à final four da Taça da Liga, mas quer dar uma resposta a esta derrota no jogo de domingo” frente ao CD Tondela, a contar para o campeonato. “Continuamos focados e, apesar desta derrota, os adeptos demonstraram uma vez mais a força do FC Porto”, reforçou o guarda-redes relembrando que o grupo “ainda está em três frentes”.

Francesco Farioli: "Temos de provar que vamos ter a reação certa no próximo jogo"

O FC Porto não conseguiu qualificar-se para a final four da Taça da Liga depois de perder nesta quinta-feira diante do Vitória SC (1-3), no Estádio do Dragão, no derradeiro duelo dos quartos de final da prova. Reconhecendo que este “não era o resultado que queríamos”, Francesco Farioli sublinhou a importância de “virar a página rapidamente” e de dar uma resposta forte já no próximo domingo em Tondela (20h30). “Os adeptos já nos deram o boost que era preciso para mudar a página durante o jogo, mas sobretudo depois”, acrescentou o técnico italiano.

FC Porto: Victor Froholdt eleito o Talento do Ano dinamarquês

Victor Froholdt foi eleito o Talento do Ano da Dinamarca em 2025. No prémio atribuído pela Federação dinamarquesa e pela Associação de Futebolistas Profissionais que resulta da votação de futebolistas que jogam no país ou no estrangeiro, o médio do FC Porto surgiu no topo das escolhas e sucedeu a Patrick Dorgu, do Manchester United FC (2024), e a Rasmus Højlund, do SSC Napoli (2023), na lista de vencedores.