Mogadouro investe cerca de 932 mil euros na proteção civil

Mogadouro investe cerca de 932 mil euros na proteção civil
Foto: CM Mogadouro
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Mogadouro viu aprovada uma verba de cerca de 932 mil euros de fundos comunitários que permitirão construir uma Unidade Local de Formação para Agentes de Proteção Civil e requalificar o quartel dos bombeiros voluntários, foi esta quarta-feira divulgado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Mogadouro (PSD), António Pimentel, explicou que será ainda possível executar vários projetos no âmbito da proteção civil e melhoramento de equipamentos, nomeadamente a recuperação da pista do Aeródromo Municipal.

“Esta verba será destinada aos bombeiros para obras de retificação do quartel e para a Unidade de Formação de Agente da Proteção Civil, um equipamento, para o qual o município já havia cedido em terreno nas imediações desta cidade. No que respeita à autarquia, ficou apenas uma verba residual”, indicou o autarca do distrito de Bragança.

Do resumo da candidatura a fundos 2030, a que Lusa teve acesso, destaca-se a realização de empreitada para a requalificação e ampliação do quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mogadouro, com uma dotação de 493 mil euros

“A operação visa colmatar a atual inexistência e desadequação de áreas, bem como a falta de condições de operacionalidade do atual quartel dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, contribuindo para a mitigação das consequências resultantes das alterações climáticas, aumentando a segurança territorial e o nível de resiliência a eventos extremos, reforçando a capacitação da associação com os meios infraestruturais que permitam uma ação mais eficaz e eficiente na redução de riscos e na proteção de pessoas e bens”, pode ler-se.

Haverá ainda uma empreitada para a construção da Unidade Local de Formação para Agentes de Proteção Civil, que tem uma dotação de cerca de 339 mil euros.

“Esta iniciativa visa dotar os meios de proteção civil distritais de um espaço próprio e específico para a realização de ações de formação, ou treinos operacionais (…) contribuindo para aumentar a segurança territorial e o nível de resiliência a eventos extremos, reforçando a capacitação dos meios humanos que permitam uma atuação mais eficaz e eficiente na redução de riscos e na proteção de pessoas e bens”, acrescenta a mesma fonte.

“Estas são intervenções que os bombeiros de Mogadouro há muito tempo vinham solicitando à autarquia”, destacou António Pimentel.

Já da responsabilidade da autarquia de Mogadouro fica a recuperação da pista do Aeródromo Municipal e a aquisição de uma viatura todo o terreno (já em operação) para reforço da capacidade de resposta às alterações climáticas e combate e prevenção de incêndios rurais, onde serão investidos 100 mil euros.

Segundo o autarca de Mogadouro, estas ações estão integradas no quadro de investimentos prioritários da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás -os- Montes, sob gestão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

+ notícias: Norte

Quatro viaturas destruídas em incêndio perto de estação de metro em Matosinhos

Quatro viaturas ficaram queimadas e outras cinco sofreram danos parciais num incêndio no parque de estacionamento da Estação de Metro de Pias, em Custoias, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros de Matosinhos-Leça.

PSD de Matosinhos censura desvios de 5 milhões de euros em obras e câmara fala em investimento sem precedentes

Os vereadores do PSD na Câmara de Matosinhos censuraram esta quarta-feira desvios de mais de cinco milhões de euros em obras públicas, enquanto a autarquia lembrou o investimento “sem precedentes” de 100 milhões de euros na habitação.

Ministros da Saúde e Educação destacam curso de Medicina da UTAD que abre em 26/27

Os ministros da Saúde e da Educação realçaram, esta quarta-feira, em Vila Real, a “enorme importância” do mestrado integrado em Medicina que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai abrir no ano letivo de 2026/27.