Festa da poesia volta a cruzar poemas com música e performance em Matosinhos
Porto Canal/Agências
A Festa da Poesia regressa na quarta-feira a Matosinhos, para seis dias de uma programação artística que conta com nomes como Adolfo Luxúria Canibal, Ana Paula Tavares, António Zambujo, Daniel Jonas, Ivo Canelas e Lena d’Água, entre outros.
Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, a 20.ª edição da Festa de Poesia de Matosinhos vai estender-se até dia 8 de dezembro com um programa multidisciplinar que inclui mesas de debate, entrevistas de vida, performances poéticas e atividades dirigidas ao público infantil e escolar, segundo a programação, divulgada pela organização.
A festa arranca na quarta-feira na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, com iniciativas apenas dirigidas ao público infantil, como um ‘peddy-paper’ para encontrar versos escondidos, uma oficina criativa de ilustração em azulejo, outra de criação de marcadores de livros e ainda uma sessão de leitura de obras poéticas.
Na quinta-feira, além de novas oficinas e leituras encenadas, a escritora Cidália Fernandes vai falar com alunos de escolas sobre livros de Natal, e haverá lugar ainda para uma performance de leitura de poemas de Afonso Cruz.
Sessões de contos, leituras encenadas e poéticas para os mais novos preenchem também o dia seguinte, ao passo que o dia 6 tem oficina de performance poética com Isaque Ferreira e Rui Spranger, uma entrevista de vida a Ana Paula Tavares, que explora os acontecimentos mais marcantes da sua vida, e uma mesa de mesa de debate com Lena D’Água e Mia Tomé.
No dia 7 de dezembro, o público infantil pode participar numa oficina de poesia visual que transforma páginas de livros antigos em novos poemas, a que se segue uma mesa de debate sobre a força da palavra em palco, com a participação de Fernando Ribeiro e Milhanas.
Ainda no mesmo dia haverá outra mesa de debate, que junta o músico Adolfo Luxúria Canibal com a escritora palestiniana Shahd Wadi em torno do tema “a poesia como resistência e corpo”, e uma entrevista de vida à cantora e compositora Luísa Sobral.
Para o último dia está reservada uma nova mesa de debate, com o poeta Daniel Jonas, o ator Ivo Canelas e a cantora Viviane a discutirem como o poema ganha corpo através da voz e da interpretação, seguida de uma entrevista da vida a António Zambujo
A edição deste ano do festival encerra com uma performance intitulada “Estes ventos negros”, uma leitura e interpretação do livro homónimo de João Narciso, por Ivo Canelas.
A Festa da Poesia de Matosinhos teve início em 2005, como forma de celebrar a poesia e os poetas, e de manter vivo o legado de Florbela Espanca.
O evento decorre todos os anos, por volta do dia 8 de dezembro, data do nascimento e da morte da autora de “Livro de Mágoas” e "As Máscaras do Destino”, que dá nome à Biblioteca Municipal da cidade.
