Unidade Local de Saúde de Aveiro passa a dispor de consultas de Cardio-Oncologia

Unidade Local de Saúde de Aveiro passa a dispor de consultas de Cardio-Oncologia
Foto: CM Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) passou a disponibilizar consultas de Cardio-Oncologia, direcionadas para doentes oncológicos em tratamento, revelou esta quarta-feira fonte hospitalar.

De acordo com uma nota de imprensa, a consulta de Cardio-Oncologia vem reforçar a resposta às potenciais complicações cardiovasculares associadas aos tratamentos oncológicos.

“A nova consulta visa avaliar o risco antes do início das terapias oncológicas e monitorizar possíveis efeitos cardíacos, com o objetivo de permitir a intervenção precoce em casos de disfunção cardíaca e assegurar o acompanhamento prolongado pós-tratamentos”, explica.

A Cardio-Oncologia é uma área especializada na prevenção, deteção e tratamento dos efeitos cardiotóxicos das terapêuticas, nomeadamente quimioterapia, imunoterapia e terapias alvo.

Para a diretora clínica da Área Hospitalar, Teresa Vaio, a consulta é um "passo estratégico" para a ULS RA, ao permitir “melhorar a prevenção, reduzir internamentos evitáveis e evitar interrupções de tratamentos potencialmente curativos”.

“O aumento da doença cardiovascular, somado à maior sobrevivência dos doentes oncológicos, torna esta intervenção conjunta fundamental”, considera.

Teresa Vaio destaca que os doentes passam a ter uma "via verde cardíaca, evitando complicações" inerentes às terapêuticas.

“Com esta iniciativa, a ULS RA reafirma o seu compromisso com cuidados especializados, integrados e centrados no doente”, refere a nota de imprensa.

+ notícias: Norte

Mau tempo obriga a fechar escolas em municipios de Vila Real, Bragança e Aveiro

A previsão de queda de neve levou a que escolas dos distritos de Vila Real e Bragança estejam fechadas, bem como obrigou à suspensão de transportes escolares de zonas serranas de Arouca, no distrito de Aveiro.

PCP quer Governo a corrigir anúncio da Metro do Porto de metrobus até à Trofa

O PCP acusou a empresa Metro do Porto de anunciar uma obra diferente da prevista no Orçamento de Estado para a Trofa e quer o Governo a corrigir com urgência a situação.

Fazem proposta sexual a idoso e furtam Rolex de oito mil euros. Suspeitos foram detidos em Matosinhos

Uma adolescente de 15 anos, uma mulher de 47 e um homem de 25 anos foram constituídos arguidos por suspeita de furtarem a um idoso um relógio de oito mil euros num estacionamento dum centro comercial em Ovar, anunciou a GNR.