REN e Bombeiros de Melres unem-se na vigilância florestal da Tapada do Outeiro em Gondomar
Porto Canal/Agências
A Redes Energéticas Nacionais (REN) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres (Gondomar/Porto) anunciaram hoje a assinatura de um acordo de cinco anos para a defesa florestal da propriedade da antiga Central da Tapada do Outeiro.
O protocolo de colaboração vai estender-se até 2029 e tem o objetivo de “reforçar a prevenção, a vigilância e a capacidade de resposta a incêndios florestais na propriedade afeta à antiga Central da Tapada do Outeiro, no concelho de Gondomar”, principalmente entre os meses de maio e outubro, em que aquela região será vigiada por uma “Equipa de Prevenção e Vigilância (EPV), composta por três operacionais qualificados”, lê-se no comunicado de imprensa.
Segundo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melres, José Andrade, “este protocolo representa um passo importante não só para os Bombeiros Voluntários de Melres (…), mas sobretudo para a proteção da Tapada do Outeiro”.
“A doação da viatura por parte da REN é um contributo essencial para reforçar a nossa capacidade de vigilância e de resposta, permitindo-nos atuar com maior eficácia e segurança. Esta parceria apresenta-se ainda como uma importante solução para o futuro da operacionalidade das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários no território Nacional”, concluiu.
