Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones

Associações reclamam mais informação sobre investimento em espécies autóctones
Foto: DR
| País
Porto Canal/Agências

A associação ambientalista ZERO e o Centro Pinus alertaram este domingo que continua a não existir informação pública relativa ao investimento nas espécies autóctones em Portugal.

Num comunicado a propósito do Dia da Floresta Autóctone, que este domingo se assinala, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável e o Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, chamam também a atenção para o “investimento insuficiente na gestão de combustível”, que persiste e “ameaça a sustentabilidade da floresta”.

As duas entidades divulgam também o Barómetro de Investimento Florestal 2025, que revela uma “evolução positiva na execução das políticas florestais”, com o sinal positivo a ir para a “diversificação de espécies” e o negativo a residir na “ausência de dados de investimento por espécie”.

O barómetro é um índice numérico que permite aferir a evolução anual da execução da política florestal, tendo um valor de 0 a 1, em que 1 significa a plena execução da meta política definida.

É composto por quatro indicadores, com a mesma ponderação no barómetro: Investimento público em floresta, investimento público em gestão de combustível, tendência de perda de área florestal e tendência de diversificação da composição da floresta.

Este ano apresenta um valor de 0,45, “ainda é distante do valor de 1, em que a execução das metas de política florestal é plenamente alcançada. No entanto, face às edições anteriores houve uma evolução positiva”, ressalvam as duas associações que, desde 2023 atualizam os valores do barómetro.

Segundo a informação este domingo divulgada pela ZERO e pelo Centro Pinus, “a diversificação da composição de floresta é o indicador mais próximo da meta definida no roteiro nacional para a neutralidade carbónica, sendo que da meta anual de 6020 hectares foram alcançados 5214 hectares. A rearborização com pinheiro-bravo teve uma evolução positiva, com 5214 hectares, ainda que aquém da necessidade estimada em 8143 hectares”.

“Apesar da evolução positiva na execução da principal fonte de financiamento público - o Plano de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020), com uma taxa de execução ponderada de 66% -, a proximidade do final do quadro deveria revelar uma evolução superior”, sublinham.

Segundo o comunicado este domingo divulgado, “foram realizados investimentos em gestão da regeneração natural de pinheiro-bravo financiados pelo PDR2020, pelo programa de beneficiação de pinhais para resinagem ou pelo projeto-piloto ‘Vales Floresta’. No entanto, subsiste uma lacuna significativa: a inexistência de relatórios públicos com monitorização do investimento por espécie, facto que impede a avaliação rigorosa dos progressos e que compromete a transparência das políticas públicas”.

“Esta limitação foi tida em conta no barómetro, refletindo a ausência de dados como um alerta para a necessidade urgente de criar mecanismos de reporte mais eficazes, que permitam monitorizar de forma desagregada os impactos dos investimentos florestais”, acrescenta.

A ZERO e o Centro PINUS consideram ainda que o recém-aprovado Plano de Intervenção na Floresta 2025-2050 (PIF) “representa uma oportunidade estratégica para mudar este cenário”.

“A execução deste ambicioso plano é uma oportunidade para mudar o paradigma na monitorização da política florestal”, frisam, acrescentando que a atualização anual do barómetro tem o objetivo de “impulsionar o alinhamento do investimento florestal com a profunda transformação que a floresta nacional exige”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.