Conselho geral adia votação do plano de atividades após eleição dos novos órgãos da ANAM

Conselho geral adia votação do plano de atividades após eleição dos novos órgãos da ANAM
Foto: Associação Nacional de Assembleias Municipais
| Política
Porto Canal/Agências

O conselho geral da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) adiou este sábado a votação dos documentos do orçamento e plano de atividades para depois da eleição dos novos órgãos sociais, disse à Lusa o seu presidente.

Albino Almeida (PS) explicou à agência Lusa, após a reunião do conselho geral, na Figueira da Foz, que os futuros dirigentes da ANAM “só serão eleitos no dia 6 de dezembro para ficarem em linha com os resultados eleitorais que as várias assembleias municipais puderam observar”.

Assim, os documentos estratégicos como o relatório e contas e o plano de atividades foram apenas apreciados pelos atuais órgãos da ANAM e serão votados pelo próximo conselho executivo, que for eleito a 6 de dezembro, precisou o presidente da ANAM.

A eleição dos novos órgãos foi antecipada, uma vez que as eleições autárquicas de 12 de outubro introduziram “várias alterações de representatividade”, nomeadamente, em “órgãos vitais como o conselho fiscal e a direção”, e agora poderão surgir “novos critérios que os novos dirigentes vão tornar públicos, quando entrar a nova equipa da ANAM”.

O conselho geral da ANAM esteve reunido esta sexta-feira e este sábado, na Figueira da Foz. “Estes dois dias de trabalho mostraram uma grande convergência de objetivos, uma capacidade de continuação e melhoria a ANAM para o futuro”, disse Albino Almeida, também presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

Segundo o presidente da ANAM, os dirigentes defenderam ainda, no encontro, continuar “os contactos com o Governo” para serem “parceiros na revisão das leis eleitorais autárquicas”.

“É preciso modernizar o nosso edifício legislativo no que às assembleias municipais diz respeito, mas também às autarquias em geral. No nosso caso concreto, só queremos ter a palavra no quadro da nossa própria instituição, das nossas assembleias municipais”, reforçou o dirigente.

Depois das eleições no dia 6 de dezembro, num congresso a realizar em Lamego, será agendada a votação do plano de atividades e o orçamento.

Esta foi a primeira reunião dos órgãos sociais da ANAM após as recentes eleições autárquicas e reuniu representantes de assembleias municipais de todo o território nacional.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.