Mais de 100 artistas apoiam estudantes e apelam ao fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 artistas apoiam estudantes e apelam ao fim dos combustíveis fósseis
Foto: Climáximo
| País
Porto Canal/Agências

Mais de uma centena de artistas e profissionais de todas as áreas da cultura assinaram duas cartas em apoio aos estudantes e apelando à ação coletiva pelo fim dos combustíveis fósseis até 2030, informou o Climáximo.

O movimento ambientalista adianta, em comunicado, que as duas missivas - Carta Aberta: Cultura pelo Fim ao Fóssil e a Carta Aberta da Indústria da Música pelo Fim ao Fóssil até 2030 e Apoio ao Movimento Estudantil - reúnem mais de 100 assinaturas de artistas, músicas, escritores, atores e criadores.

Capicua, Joana Bértolo, Rui Chafes, Paulo Pascoal, Fado Bicha, Manuel Pureza, Gisela Casimiro, André Carrilho, Bordalo II, Lena d’Água, Manuela Azevedo, Nuno Saraiva, Isabel Abreu e Xinobi, são algumas profissionais que assinam as missivas.

“A Carta da Cultura destaca a importância de amplificar a voz dos estudantes, que desde 2019 têm ocupado escolas e universidades para exigir ação real contra a crise climática, e apela a todos os agentes culturais para que usem as suas plataformas de forma ativa na viabilização da luta por justiça climática”, refere o Climáximo.

Na Carta da Música, é reforçado “o papel da música como motor de consciência social e exige um plano nacional de descarbonização até 2030, o fim do uso e subsídios a combustíveis fósseis e apoio a energias limpas e renováveis, solidarizando-se com os estudantes e sublinhando que ‘sem futuro, não há música’”.

As cartas convidam o setor da cultura e toda a sociedade a participar na manifestação “O Nosso Futuro Não Está à Venda”, marcada para sábado.

O movimento ambientalista lembra que esta semana foram lançadas outras três cartas de apoio aos estudantes, que contam com mais de 100 nomes de docentes universitários e do ensino secundário e profissionais de saúde e mais de uma centena de mães, pais e cuidadores.

O lançamento das cartas acontece em plena semana de paralisação de escolas e universidades convocada pela Greve Climática Estudantil.

A manifestação “O Nosso Futuro Não Está à Venda”, realiza-se no sábado às 15h00 no Largo Camões, em Lisboa e conta com mais de 10 organizações apoiantes entre os quais a Associação Habita, o Movimento Cívico Ar Puro, a Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.