Detidos dois suspeitos de burlas relacionadas com serviços de bruxaria em Aveiro
Porto Canal
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na terça-feira, dois homens suspeitos de burla qualificada relacionada com alegadas práticas de “bruxaria ou espiritualismo”, operadas em Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Aveiro, anunciou esta quarta-feira aquela força de segurança.
De acordo com o comunicado, os serviços de “bruxaria”, espiritualismo ou curandeirismo eram divulgados através de panfletos colocados em veículos estacionados.
No decurso da investigação, a PJ apurou que, por meio de artifícios e de promessas de resolução de todos os problemas, as vítimas, muitas vezes idosas e vulneráveis, eram levadas a entregar todo o seu dinheiro para a realização de alegados “tratamentos”, com a garantia de que o montante seria posteriormente devolvido, o que nunca acontecia.
A PJ explica que, após receberem o dinheiro, os suspeitos deixavam de atender o telemóvel e mudavam de zona, simulando viagens para África e deixando as vítimas desapossadas dos valores entregues, em alguns casos bastante elevados.
As detenções ocorreram na sequência de uma ação policial que incluiu buscas domiciliárias e outras diligências de recolha de prova, das quais resultaram elementos que indiciam que os dois suspeitos praticavam esta atividade como modo de vida, causando prejuízos a numerosas vítimas que recorriam aos seus serviços.
Os detidos serão presentes às autoridades judiciárias para aplicação de medidas de coação adequadas a garantir os ulteriores trâmites processuais.
