Festival de sensibilização ambiental com 4000 trabalhos a concurso em Vila Real
Porto Canal/Agências
A edição 2025 do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), que decorre até sexta-feira em Vila Real, tem cerca de 4000 trabalhos submetidos aos concursos de curtas-metragens, fotografia e desenho provenientes de 300 países.
“Aquilo que procuramos com este festival é, acima de tudo, demonstrarmos a importância da preservação ambiental e passarmos a mensagem da valorização da biodiversidade e do respeito que temos pela natureza”, afirmou esta terça-feira Carlos Silva, vereador do pelouro do ambiente.
O FIIN arrancou na segunda-feira, com a abertura das exposições, é organizado pela Câmara de Vila Real e tem como objetivo sensibilizar para a preservação do património natural através do cinema, fotografia e desenho.
Este é, segundo o vereador, um festival que “gradualmente se vai impondo no panorama internacional”, que recebe trabalhos de “praticamente todo o mundo” e que tem cumprido a missão de sensibilizar a comunidade para a conservação da natureza e para a preservação do património biológico.
O FIIN inclui os concursos internacionais de curtas-metragens, fotografia e desenho e o concurso juvenil de Imagem de Natureza, com a gala de entrega de prémios a realizar-se na sexta-feira, com transmissão em direto nos canais digitais.
Mafalda Vaz de Carvalho, dos serviços do Ambiente da Câmara de Vila Real, disse que nesta edição foram ultrapassadas as 3000 curtas-metragens da biodiversidade submetidas a concurso.
Foram ainda submetidos cerca de 600 trabalhos de fotografia e mais 200 de desenho natureza e científico.
No concurso juvenil verificou-se um acréscimo de participantes, inclusive do concelho de Vila Real.
Os temas abordados são transversais a todo o ambiente e vão desde as consequências dos incêndios, a desmatação para a produção agrícola ou as espécies protegidas ou mais vulneráveis, entre outros.
“São quase 300 as nacionalidades no rol dos concursos todos que nos chegam. É muito expressivo, é o mundo inteiro a participar no festival”, realçou Mafalda Vaz de Carvalho.
Este ano, a exposição dos trabalhos dos concursos está em formato digital, através de ecrãs interativos instalados no centro comercial Nosso Shopping, enquanto no edifício da câmara municipal estão patentes ao público, em formato físico, os trabalhos dos vencedores de todas as edições do Festival Internacional Imagem e Natureza.
Depois de Vila Real, as exposições do FIIN entram em itinerância pelo país.
