Autarca de Torre de Moncorvo preside à Associação de Municípios do Douro Superior

Autarca de Torre de Moncorvo preside à Associação de Municípios do Douro Superior
Foto: CM Torre de Moncorvo
| Norte
Porto Canal/Agências

O autarca de Torre de Moncorvo, José Meneses (PSD), foi esta segunda-feira eleito presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), numa sessão que decorreu em Torre de Moncorvo, e juntou os representantes de oito municípios.

José Meneses ficou com o cargo de presidente do Conselho Diretivo da AMDS, por inerência, após a suspensão do mandato de Nuno Gonçalves no dia 22 de janeiro para ocupar o lugar de deputado eleito pelo PSD no círculo de Bragança, sendo agora eleito nas funções pela primeira vez.

Para o Conselho Diretivo desta associação foram também eleitos, como vogais da direção, o presidente da Câmara de Mogadouro (PSD), António Pimentel, e o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, e Nuno Ferreira (PS).

A Mesa da Assembleia Intermunicipal tem como presidente Carlos Condesso, presidente da câmaras de Figueira de Castelo Rodrigo, o vice-presidente é Pedro Duarte, de Vila Nova de Foz Côa, e como secretária, Helena Barril, presidente de Miranda do Douro.

A AMDS é uma associação de fins específicos destinada a promover a cooperação e desenvolvimento na área do Douro Superior e é constituída pelos municípios de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa

Entre outros objetivos, visa promover a defesa do meio ambiente e recursos naturais, o ordenamento do território, na sua região, desenvolver a cooperação transfronteiriça com as regiões espanholas mais próximas, nomeadamente a província espanhola de Salamanca.

Na componente turística do território, tem como missão potenciar o turismo em todas as suas vertentes, assegurar a defesa do património cultural, elaborar projetos e estudos que contribuam para a promoção e desenvolvimento da região, acompanhar, intervir e apoiar projetos ou ações de interesse regional.

Já no campo social, o destaque vai para o fomento do emprego, a formação profissional, a fixação das populações e a divulgação das oportunidades de investimento na região, entre outros.

A recolha dos resíduos urbanos nos seus oito concelhos é outra das ações da AMDS.

A AMDS é composta pelos municípios do distrito de Bragança como Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo. Já as do distrito da Guarda fazem parte de organismo intermunicipal, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Vila Nova de Foz Côa.

+ notícias: Norte

Teleférico de Guimarães encerrado até março para manutenção de “grande envergadura”

O Teleférico de Guimarães “está temporariamente encerrado” ao público para uma intervenção técnica “de grande envergadura” com a duração de dois meses e prevista terminar na primeira quinzena de março, indicou esta terça-feira a Turipenha.

Variante do Fojo em Braga em obras e com trânsito condicionado durante um ano

As obras de requalificação da Variante do Fojo, em Braga, orçadas em 4,8 milhões de euros, arrancam na sexta-feira e vão provocar condicionamentos de trânsito ao longo de um ano.

Despiste de camião na A17 em Aveiro faz um morto

O despiste de um pesado de mercadorias na autoestrada A17, junto a Aveiro, causou a morte do condutor, revelou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.