Mulheres agricultoras defendem regime especial de Segurança Social para agricultura familiar

Mulheres agricultoras defendem regime especial de Segurança Social para agricultura familiar
| País
Porto Canal/Agências

A MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas, que celebra o 25.º aniversário, defendeu esta segunda-feira a criação de um regime especial de Segurança Social no âmbito do Estatuto da Agricultura Familiar, que reconheça especificidades do trabalho agrícola feminino.

Em comunicado, a associação que elegeu recentemente novos órgãos sociais explicou que o objetivo é garantir proteção social adequada às mulheres na agricultura, que, apesar da sua “importância vital”, muitas delas “continuam sem acesso a uma reforma justa e vivem a desigualdade entre a lei e a realidade”.

“O trabalho invisibilizado das mulheres, no campo e em casa, continua a ser um problema estrutural”, apontou a MARP, lembrando que o Recenseamento Agrícola de 2019 mostra que as mulheres representam 33% dos produtores singulares, sobretudo nas regiões do Norte, Centro e Madeira, onde predomina o minifúndio.

A associação alertou ainda para urgência de concretizar os direitos de quem trabalha na agricultura, de assegurar a segurança e a qualidade alimentar das populações e de defender a soberania alimentar do país.

“Não aceitamos que o interior continue esquecido. Falta transporte, saúde, escolas, cultura. Queremos viver no campo com dignidade e igualdade”, vincou a associação.

Em 2026 vai assinalar-se o Ano Internacional da Mulher Agricultora, proclamado pelas Nações Unidas, e a associação vê esta ocasião como uma “oportunidade de reconhecimento e mobilização, reforçando o papel das mulheres rurais na produção alimentar, na sustentabilidade e na coesão territorial”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.