Licenças de ‘handling’ nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro prolongadas até maio

Licenças de ‘handling’ nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro prolongadas até maio
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

O prazo das licenças para assistência em escala (‘handling’) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, que terminava na quarta-feira, foi prorrogado até 19 de maio, para assegurar a continuidade da prestação deste serviço, enquanto o concurso decorre.

Segundo despacho assinado pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, publicado esta segunda-feira em Diário da República, “o prazo de validade das licenças atribuídas no âmbito dos procedimentos de seleção de prestadores de serviços de assistência em escala […] nos aeroportos Francisco Sá Carneiro (Porto), Gago Coutinho (Faro) e Humberto Delgado (Lisboa) […] é prorrogado até ao dia 19 de maio de 2026”.

O Governo aponta a necessidade de “assegurar a continuidade da prestação deste serviço nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro”, uma vez que o concurso público lançado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), para atribuição de novas licenças, ainda se encontra em curso.

“A complexidade do mesmo não permitiu concluir a análise das propostas de forma mais célere, a que acresce ser um concurso público limitado por prévia qualificação, composto por três fases distintas (de apresentação de candidaturas e qualificação dos candidato, apresentação de propostas e posteriormente de atribuição das licenças), o que torna o procedimento de seleção mais moroso”, apontou Miguel Pinto Luz.

Adicionalmente, vincou, foram apresentadas “reservas” relativamente ao conteúdo do relatório preliminar sobre as propostas, já emitido, “tendo sido solicitada a sua reapreciação ao júri do procedimento, que se encontra presentemente a analisar tal requerimento”.

Após a adjudicação das licenças, seguir-se-á um período de transição, que inclui a entrega de documentos de habilitação e a verificação de requisitos de idoneidade, antecipando o Governo que a conclusão do concurso ocorra após 19 de novembro, data do fim da validade das atuais licenças para ‘handling’ naqueles três aeroportos.

No relatório preliminar do concurso, a que a Lusa teve acesso, o júri liderado por Sofia Simões deu uma classificação de 95,2523 ao agrupamento Clece/South, do universo Iberia, tendo a Menzies (antiga Groundforce), atual prestadora deste serviço, terminado com uma classificação de 93,0526.

"A Menzies lamenta este resultado e não concorda com a classificação atribuída", assegurou, indicando que acredita que a sua proposta "apresenta excelência operacional comprovada, continuidade e uma força de trabalho plenamente qualificada, composta por mais de 3500 colaboradores que, de forma consistente, têm prestado serviços de elevada segurança e qualidade aos clientes e à comunidade", disse a empresa, em comunicado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.