Mau tempo. Dezasseis distritos sob aviso laranja devido a chuva forte

Mau tempo. Dezasseis distritos sob aviso laranja devido a chuva forte
| País
Porto Canal/Agências

Dezasseis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, durante esta quinta-feira, devido à chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o sinal laranja vai estar em vigor até às 09h00, devido à "precipitação, por vezes forte e persistente".

O sinal para Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estende-se até às 12h00. Já Faro encontra-se sob aviso laranja até às 15h00 pelos mesmos motivos, embora entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira, como já tinha sido anunciado na quarta-feira, este sinal esteja em vigor no distrito devido à agitação marítima, com a possibilidade de "ondas de sudoeste com 4 a 5,5 metros, em especial no barlavento", de acordo com o IPMA.

Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob aviso amarelo por diferentes motivos - agitação marítima, vento ou precipitação - em distintos períodos até sábado.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Portugal registou 270 ocorrências na quarta-feira devido às condições climatéricas adversas, e prepara-se para um aumento esta madrugada, devido a um "pico de precipitação", de acordo com a Proteção Civil.

Em declarações à Lusa, o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que "entre as 00h00 de dia 12 e as 00h00 desta quinta-feira registaram-se 270 ocorrências", devido às condições climatéricas adversas, com ventos fortes e chuvas intensas, embora nenhuma tenha causado "vítimas nem desalojados", apenas danos, provocados sobretudo pelos ventos fortes, como quedas de árvores, que danificaram carros, ou de postes de eletricidade e telecomunicações, assim como destruição de algumas estruturas, como telhados.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.