Município de Bragança vai analisar obra e financiamento do Museu da Língua Portuguesa

Município de Bragança vai analisar obra e financiamento do Museu da Língua Portuguesa
Foto: Universidade do Porto
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Bragança anunciou, esta sexta-feira, que pediu "um apuramento rigoroso do estado de execução física e financeira" do Museu da Língua Portuguesa, que está a ser construído nos antigos silos da cidade.

Num comunicado enviado à Lusa, o município adiantou que está agora a ser feito um tratamento e uma análise da averiguação do ponto de situação.

"Concluído este trabalho e feita a sua análise técnica e política, o Município de Bragança prestará uma comunicação detalhada sobre a situação", rematou.

O Museu da Língua Portuguesa começou a ser construído em 2021 e deveria ter ficado concluído em 2023. No entanto, a obra esteve emperrada e a empreitada chegou a ir três vezes a concurso público.

O terceiro concurso foi lançado em 2022 e a empresa que ficou em segundo lugar contestou o resultado num processo judicial. Depois de dois recursos, o processo foi desbloqueado no início de 2023.

Desde aí, a obra tem vindo a ser feita, mas a taxa de execução é baixa, longe de a obra estar concluída.

Devido aos atrasos, a obra que inicialmente custava nove milhões de euros, ultrapassa agora os 16 milhões.

Na campanha eleitoral, a candidata e agora presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, criticou o anterior executivo por ter perdido financiamento externo para investir na obra.

Face ao historial da obra, o município revelou, esta sexta-feira, que devido ao Museu da Língua Portuguesa ser uma "intervenção de elevada complexidade, quer do ponto de vista técnico, quer financeiro", decidiu promover uma "análise rigorosa" ao estado da obra.

O Museu da Língua Portuguesa de Bragança é um equipamento único em Portugal. Como este só existe um no Brasil.

A ideia do projeto surgiu em 2009, nos colóquios da Lusofonia organizados em Bragança.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo até terça-feira devido à chuva e ventos fortes

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão até terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva “persistente e por vezes forte” e ventos fortes, alertou o IPMA.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.