Presidente da Câmara do Porto convoca “na próxima semana” Conselho Municipal de Segurança

Presidente da Câmara do Porto convoca “na próxima semana” Conselho Municipal de Segurança
| Porto
Porto Canal/Agências

O novo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, vai convocar “na próxima semana” o Conselho Municipal de Segurança para elaborar um “plano de reforço de segurança para a cidade”, foi esta sexta-feira revelado.

“Aquilo que eu assumi é que vou, na próxima semana, convocar o Conselho Municipal de Segurança, onde estas entidades [Polícia Municipal e PSP] também estão presentes, para nós começarmos a elaborar o nosso plano de reforço de segurança para a cidade do Porto, que é também um dos compromissos que temos”, anunciou esta sexta-feira Pedro Duarte, à margem a uma visita ao ringue polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, em Campanhã.

O Conselho Municipal de Segurança do Porto é uma entidade municipal “com funções de natureza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informações e a cooperação entre entidades que, na área do município do Porto, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações”, pode ler-se no ‘site’ da autarquia.

O novo autarca, que tomou posse na quarta-feira, visitou esta sexta-feira a Polícia Municipal e o Comando Metropolitano do Porto da PSP, que se fazem representar no Conselho Municipal de Segurança.

Pedro Duarte revelou ainda que esta sexta-feira teve “a oportunidade de solicitar” uma reunião com a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, para poderem “junto do poder central” dar início a conversões para encontrar “melhores respostas para a cidade”.

No domingo, Pedro Duarte revelou ao Jornal de Notícias e à TSF que vai assumiu o pelouro da Segurança (que até agora não existia na autarquia) e anunciou o reforço de 200 polícias nas ruas, mas esta sexta-feira não revelou se já tem alguma garantia do Governo neste aspeto.

“Como disse, nós solicitámos uma reunião para começarmos agora a trabalhar do ponto de vista mais institucional. Há uma vontade - que eu sei - da parte do Governo também de reforçar os efetivos policiais genericamente no país e a cidade do Porto é evidentemente uma prioridade”, respondeu.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.