GNR registou 98 mortos em acidentes que envolveram motos desde janeiro

GNR registou 98 mortos em acidentes que envolveram motos desde janeiro
| País
Porto Canal/Agências

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4822 feridos ligeiros, informou esta sexta-feira a Guarda.

Os dados constam de uma nota da GNR para assinalar o arranque esta sexta-feira da operação “Moto V”, que visa a fiscalização e patrulhamento e assegurar a segurança do evento MotoGP Portugal, que se realiza até domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Na nota, a Guarda lembra que em 2024 registaram-se 6387 acidentes envolvendo veículos de duas rodas, dos quais resultaram 103 vítimas mortais, 583 feridos graves e 4551 feridos ligeiros.

Na sequência do MotoGP Portugal, que se realiza no Autódromo Internacional do Algarve entre esta sexta-feira e domingo, está previsto um aumento significativo do volume de tráfego de motociclos nas principais vias de acesso ao Algarve, refere a GNR na nota.

A operação vai ter especial incidência nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Faro.

No âmbito da operação, a GNR vai também desenvolver ações de sensibilização e fiscalização rodoviária, incidindo sobre comportamentos de risco, como o excesso de velocidade, a condução sob influência de álcool ou substâncias psicotrópicas e a utilização incorreta do capacete ou do equipamento de proteção.

Na sequência do evento, a GNR informa que o espaço aéreo na zona do Autódromo Internacional do Algarve encontra-se interdito durante o período do Grande Prémio do Moto GP.

Estarão igualmente interditas no período entre as 14h00 e as 17h00 de domingo a principal ligação ao Autódromo sentido sul, e a Autoestrada 22 sentido Espanha-Portugal entre os nós de Alvor e Mexilhoeira.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.