Santana Lopes não fecha a porta à liderança dos municípios portugueses

Santana Lopes não fecha a porta à liderança dos municípios portugueses
| Norte
Porto Canal/Agências

Pedro Santana Lopes disse esta quinta-feira que não descarta uma eventual liderança da presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), embora não tenha intenção de se candidatar ao cargo.

“Eu não quero que pensem que estou a candidatar-me seja ao que for, quanto ao resto vários presidentes de Câmara me têm colocado essa hipótese e não fechei a porta 100%, apesar de primeiramente ter dito que não”, afirmou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra,

Confrontado com essa possibilidade, o autarca, que inicia agora o segundo mandato consecutivo, eleito pela coligação PSD/CDS-PP, reiterou que não fecha a porta, mas “que não tem vontade”.

“Sinceramente [não tenho vontade], prefiro ficar assim como estou”, frisou Santana Lopes aos jornalistas, no final da sessão de Câmara desta quinta-feira da Figueira da Foz.

O presidente da autarquia figueirense disse que alguns autarcas da região Centro consideraram importante que fosse o presidente da ANMP pela região, argumento a que foi sensível.

“Não fechei a porta como fecharia a outras hipóteses, de facto”, assumiu, sem entrar em detalhes, referindo que tem sido abordado, embora espere que “haja outro alguém”.

Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o PSD venceu o maior número de câmaras nas eleições autárquicas de domingo, recuperando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que pertencia ao PS desde 2013, e triunfou nos cinco municípios mais populosos do país.

Os social-democratas, com listas próprias, ou em coligações, venceram em 136 municípios contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.

+ notícias: Norte

Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo até terça-feira devido à chuva e ventos fortes

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão até terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva “persistente e por vezes forte” e ventos fortes, alertou o IPMA.

Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

Os cerca de 70 arguidos da Operação Alquimia, entre os quais os antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, vão começar a ser julgados em 17 de abril, disse esta segunda-feira à Lusa fonte judicial.

Chaves acolhe exposição com espólio fotográfico que retrata o Norte dos anos 1990

Cerca de 150 fotografias que retratam o Norte de Portugal nos anos 1990 vão ser expostas no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), em Chaves, entre sexta-feira e 24 de maio.