Deco quer que ANAC e MP travem imposição de cartões de embarque digitais pela Ryanair

Deco quer que ANAC e MP travem imposição de cartões de embarque digitais pela Ryanair
Foto: Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

A Deco apelou à intervenção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Ministério Público para impedir que a Ryanair imponha a utilização exclusiva de cartões de embarque digitais a partir da próxima semana, considerando a medida “abusiva”.

“Por entender injustificada a imposição da companhia que obriga os passageiros a descarregarem uma aplicação e os impede de viajar tranquilamente com documentos físicos, a Deco pediu a intervenção da ANAC e ao Ministério Público que avance com uma ação judicial, de forma a proibir que a transportadora mantenha as cláusulas que entende serem abusivas nos contratos”, anunciou esta quarta-feira a associação de defesa do consumidor.

Em comunicado, a Deco manifesta preocupação com "mais uma medida da companhia que discrimina e dificulta a vida a passageiros que não têm ‘smartphones’ ou simplesmente [estão] menos familiarizados com ferramentas digitais”.

“Depois de ter introduzido a aplicação de taxas significativas pelo ‘check-in’ no aeroporto, a nova manobra da transportadora volta a penalizar consumidores com menos competências digitais e pode vir a significar novas filas nos aeroportos”, argumenta.

A Ryanair anunciou recentemente que, a partir de 12 de novembro, deixará de aceitar cartões de embarque impressos, tendo os passageiros de utilizar exclusivamente cartões de embarque digitais.

Para a associação, trata-se de uma “imposição abusiva”, sem “nenhuma justificação técnica regulamentar”.

+ notícias: País

Onze barras marítimas fechadas a toda a navegação devido ao mau tempo

Onze barras marítimas de Portugal continental estão, este sábado, fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo um alerta da Autoridade Marítima Nacional.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.