Autarca da Maia atribui lugar no Anuário Financeiro ao “rigor e transparência”

Autarca da Maia atribui lugar no Anuário Financeiro ao “rigor e transparência”
Foto: CM Maia
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara da Maia considerou que o “rigor, transparência e uso parcimonioso dos recursos financeiros” permitiram alcançar o segundo lugar no ‘ranking’ de desempenho financeiro entre os municípios de grande dimensão, segundo o anuário esta terça-feira divulgado.

Em declarações à Lusa, António Silva Tiago congratulou-se com o resultado daquela autarquia do distrito do Porto e apontou que o acolhe com “natural satisfação”, salientando que é igualmente “uma responsabilidade e um desafio”.

“Este reconhecimento externo, imparcial e totalmente independente, é entendido por mim, como um forte estímulo para continuarmos neste caminho de rigor, de transparência e uso parcimonioso dos recursos financeiros, mas também como um acréscimo à nossa responsabilidade e um desafio para incrementarmos a nossa performance ao nível da eficiência e eficácia nesta matéria”, disse.

Segundo Silva Tiago, “a eficiência na gestão financeira é positiva para a comunidade”, porque, explicou, “permite utilizar bem os recursos a favor da qualidade de vida de todos os maiatos” e “continuar a realizar obras que melhorem a vida concreta das pessoas”.

O 'ranking' de desempenho em 2024 do Anuário Financeiro dos Municípios, esta terça-feira apresentado no Porto, foi elaborado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA) com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas (TdC).

De acordo com o documento, apenas 86 municípios (13 de grande dimensão, 27 de média dimensão e 46 de pequena dimensão) alcançaram um nível considerado satisfatório de eficácia e eficiência financeira.

Os 'rankings' do Anuário Financeiro são elaborados com base numa pontuação que pode ir até 1900 pontos, englobando 10 indicadores: índice de liquidez, razão entre o EBITDA (rendimentos antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) e rendimentos operacionais, peso do passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do salto efetivo, índice de dívida total 2021, índice de 'superavit' [excedente] e impostos diretos por habitante.

Nos municípios de grande dimensão, a lista é liderada por Sintra (distrito de Lisboa), com 1695 pontos, seguida da Maia (Porto), com 1683 pontos e Amadora (Lisboa), com 1554 pontos.

Nos de média dimensão, o 'ranking' é liderado por Abrantes (Santarém), com 1554 pontos, seguido de Tavira (Faro), com 1504 pontos, e de Castelo Branco, com 1493 pontos.

Nos municípios mais pequenos, a classificação é liderada por Óbidos (Leiria), com 1606 pontos, seguido da Murtosa (Aveiro) com 1583 pontos e Santa Cruz das Flores (Região Autónoma dos Açores), com 1573 pontos.

+ notícias: Norte

Menezes anuncia trabalhos de desmantelamento de ciclovia criada em 2024 por antecessor

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, anunciou esta sexta-feira o início do desmantelamento da ciclovia da Avenida da República, criada em 2024 pelo antecessor, Eduardo Vítor Rodrigues, medida contestada por associação de mobilidade.

A4 reaberta ao trânsito no sentido Porto-Amarante

A autoestrada 4, que esteve cortada na manhã deste sábado, no sentido Porto-Amarante, ao quilómetro 57 reabriu ao trânsito pelas 13h00, disse a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.