Atual modelo de serviço postal deixará de ser viável após 2028, diz CEO dos CTT

Atual modelo de serviço postal deixará de ser viável após 2028, diz CEO dos CTT
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

O presidente executivo (CEO) dos CTT afirmou esta terça-feira que o atual modelo de financiamento do serviço postal universal vai deixar de ser viável após 2028, pelo que é preciso encontrar novas formas de financiá-lo.

João Bento falava no Capital Markets Day 2025 dos CTT, durante o qual a equipa de gestão está a apresentar a estratégia e objetivos para o triénio 2026-28.

"É a nossa forte convicção, eu diria que é a minha absoluta certeza pessoal, que o atual modelo de financiamento para o Serviço Postal Universal deixará de ser viável após 2028", afirmou o gestor.

O CEO dos CTT justificou essa convicção com o facto de os volumes estarem "a cair tanto" que os preços irão tornar-se "desproporcionalmente elevados".

Por isso, "há uma necessidade - e temos estado a trabalhar nisso de forma consistente – de encontrar novas formas de financiamento" para o serviço postal universal (SPU).

"Esta é uma das coisas que, nesse aspeto, precisa de ser feita e iniciada ao longo do próximo período estratégico", acrescentou João Bento.

Os CTT têm como objetivo alcançar a liderança na logística do comércio eletrónico ibérico no triénio 2026-28.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.