Médico Luís Mendes Cabral assume presidência do INEM na terça-feira

Médico Luís Mendes Cabral assume presidência do INEM na terça-feira
| País
Porto Canal/Agências

O médico Luís Mendes Cabral inicia funções como presidente do INEM na terça-feira, substituindo o militar Sérgio Janeiro que estava no cargo desde julho de 2024, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Saúde.

Fonte do ministério adiantou à Lusa que para vogal do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi escolhido António de Eça Pinheiro e que os dois despachos de nomeação produzem efeito a partir desta segunda-feira.

“Luís Cabral e António de Eça Pinheiro iniciam funções amanhã, dia 4 de novembro, como presidente e como vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica, respetivamente”, adiantou o ministério de Ana Paula Martins.

O concurso para presidente do INEM foi aberto em janeiro deste ano, mas foi interrompido devido à marcação das eleições antecipadas de maio, mantendo-se no cargo Sérgio Janeiro, que tinha sido nomeado em julho de 2024 em regime de substituição por 60 dias.

Nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente, a designação para cargos de direção superior não pode ocorrer entre a convocação de eleições para a Assembleia da República e a investidura parlamentar do novo Governo.

O processo para a escolha do novo presidente do INEM abriu em 6 de janeiro e terminou no dia 19 do mesmo mês, depois de um primeiro concurso que não teve candidatos suficientes.

Especialista em medicina de urgência e emergência, Luís Mendes Cabral, 46 anos, era até agora diretor clínico do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde também era médico regulador e formador.

Integrava a equipa de evacuações aéreas no Hospital do Divino Espírito Santo, na Ilha Terceira, foi anestesiologista em vários hospitais do continente e dos Açores e assumiu as funções de secretário regional da Saúde do Governo socialista dos Açores entre 2012 e 2016.

Anteriormente tinha sido médico do serviço de helitransporte do INEM e médico regulador do centro de orientação de doentes urgentes (CODU) do instituto.

Licenciado em Economia Agrária e Sociologia Rural pela Universidade do Arizona e Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos da América, António de Eça Pinheiro desempenhou os cargos de vogal do conselho de Administração da MM, Gestão Partilhada, assim como de vogal do conselho de administração de várias unidades locais de saúde.

Luís Cabral assume o cargo numa altura em que o INEM está a atravessar uma transformação, com o Governo a anunciar a revisão da sua lei orgânica, depois de ter sido evidente a falta de meios humanos para o socorro à população, na sequência de uma greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar.

A contratação do serviço de transporte aéreo de emergência foi outro processo complexo, uma vez que a empresa que ganhou concurso público não iniciou a operação 24 horas por dia com quatro helicópteros a 1 de julho, conforme previa o contrato.

Para que esse serviço não fosse interrompido, o INEM foi obrigado a fazer um ajuste direto com a mesma empresa, que disponibilizou meios mais limitados, contando ainda com o apoio da Força Aérea.

+ notícias: País

Onze barras marítimas fechadas a toda a navegação devido ao mau tempo

Onze barras marítimas de Portugal continental estão, este sábado, fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo um alerta da Autoridade Marítima Nacional.

Maria Negrão: "A derrota não nos vai deitar abaixo"

Já com a qualificação garantida para a fase final, a equipa feminina do FC Porto regressa ao miniestádio do Olival neste sábado (15h00, Porto Canal) para defrontar o SC Rio Tinto na 6.ª jornada da Série Norte da Segunda Divisão. Determinado a “dar uma resposta com uma vitória”, Daniel Chaves garante que o grupo “sempre encarou cada jogo para ganhar” e mostra vontade de “voltar a casa e sentir a energia dos adeptos, que dão aconchego e alento”. Ciente de que nenhuma “derrota vai deitar abaixo” a equipa, Maria Negrão promete “dar o melhor” em campo para “chegar ao lugar mais alto possível”: “Representamos o FC Porto, carregamos um emblema que pesa e que temos de respeitar”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".