Francesco Farioli: “Temos de estar preparados e competir muito”

Francesco Farioli: “Temos de estar preparados e competir muito”
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto está de regresso a casa na 10.ª jornada do campeonato, que reserva uma sempre difícil receção ao SC Braga (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão. Perante um adversário que “está num grande momento” e “numa boa série de resultados e exibições”, Francesco Farioli não tem dúvidas de que este desafio vai “exigir a nossa melhor versão para competirmos da forma que queremos”. “A chave é fazer bem as coisas, com precisão, energia, comprometimento e paixão”, reforçou o treinador italiano. À entrada para este duelo, o FC Porto partilha a liderança com o Sporting, ambos com 25 pontos, mas os lisboetas têm mais um jogo disputado, enquanto o SC Braga soma 13 e segue na sétima posição.

O SC Braga
“O SC Braga está num grande momento, está provavelmente no seu melhor momento e numa boa série de resultados e exibições. É um jogo que vai exigir a nossa melhor versão para competirmos da forma que queremos. A chave é fazer bem as coisas, com precisão, energia, comprometimento e paixão. Temos de estar preparados e competir muito.”

Um jogo de cada vez
“Vamos jogo a jogo, primeiro pensamos no SC Braga, que é uma equipa que está numa forma muito boa, é uma das equipas mais em forma a par do Gil Vicente FC. Temos de estar preparados para competir com intensidade.”

Um duelo de duelos
“Honestamente, creio que o SC Braga mudou um pouco nas últimas semanas, tornou-se mais agressivo na defesa e acredito que vão ser bravos como têm sido. O SC Braga é uma equipa que defende subido e é agressiva nos duelos. O jogo de amanhã vai ser entre duas equipas a jogar cara a cara e que vão querer jogar no campo todo, com muitos duelos e muitas combinações que podem desbloquear algumas situações. É este o tipo de jogo de que estamos à espera.”

Pepê e William Gomes juntos em campo
“A época é longa e vamos precisar de utilizar várias combinações dos nossos extremos. Ambos podem jogar em ambos os lados, enquanto o Borja Sainz é claramente um extremo esquerdo. De acordo com o jogo, tentamos escolher as melhores possibilidades.”

Luuk de Jong mais perto da recuperação
“Já está de volta ao relvado, a readquirir a sua condição. Já corre quase sem dor e já começou a tocar na bola, mas não vai poder competir antes da próxima paragem internacional.”

Os resultados falam por si
“Podemos decidir atrair quem quisermos, mas se não vierem, não vêm. A narrativa que anda por aí, honestamente, não é a correta. Quantos reveem os nossos jogos? Para se destruir o que fazemos, é muito fácil. Temos de ser pacientes para encontrar os momentos certos e temos de nos ajustar ao que os jogos pedem, pois exigem diferentes abordagens, mas acima de tudo temos de nos manter sempre alerta com o que temos de fazer. Estamos no caminho certo, mas sempre com coisas para melhorar.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Diogo Costa eleito Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal

O Melhor Guarda-Redes do futebol português em dezembro chama-se Diogo Costa e veste de azul e branco. Peça basilar no plantel de Francesco Farioli, o capitão do FC Porto arrecadou a última distinção de 2025 num período em que o FC Porto manteve a liderança isolada da prova.

FC Porto: Jan Bednarek eleito Melhor Defesa da Liga pelo quarto mês consecutivo

Jan Bednarek é o Melhor Defesa da Liga Portugal há quatro meses consecutivos. Recrutado na Premier League no mercado de verão, o internacional polaco já tinha sido eleito Defesa do Mês do campeonato em setembro, outubro e novembro e acaba de juntar o prémio referente a dezembro à contabilidade pessoal.

Wes Washpun: “Queremos defender o título”

A equipa de basquetebol do FC Porto desloca-se esta quarta-feira (20h15, FPB TV) à Madeira para defrontar o CAB, do segundo escalão, nos oitavos de final da Taça de Portugal.