Morreu o antigo presidente da Câmara de Mogadouro António Moraes Machado

Morreu o antigo presidente da Câmara de Mogadouro António Moraes Machado
Foto: CM Mogadouro
| Norte
Porto Canal/Agências

O antigo presidente da Câmara de Mogadouro António Moraes Machado morreu esta sexta-feira, aos 89 anos, vítima de doença prolongada, disse o provedor da Misericórdia local.

“O Doutor António Moraes Machado morreu esta sexta-feira, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas São João Batista, da Misericórdia de Mogadouro, vítima de doença prolongada”, referiu João Henriques.

António Moraes Machado, que nasceu a 10 de novembro de 1935, reformou-se aos 65 anos e abraçou a carreira de autarca ao longo de 12 anos (três mandatos), entre 2001 e 2013, pelo PSD.

O antigo autarca de Mogadouro foi médico pediatra ao longo da sua vida profissional, tendo passado pelo Hospital de Santo António, no Porto.

Também participou em várias missões humanitárias em África, nomeadamente na Guiné.

O antigo autarca, também escritor e investigador da cultura popular, em particular de Mogadouro e do Planalto Mirandês, foi ainda o grande impulsionador da “Monografia de Mogadouro”.

No passado dia 25 de abril, e durante as cerimónia alusivas à data, o município de Mogadouro homenageou a vida e o serviço de António Moraes Machado, com a atribuição do seu nome ao edifício da Casa das Artes e Ofícios, que foi construída durante os seus mandatos enquanto presidente da Câmara.

“Com esta homenagem, a cidade de Mogadouro reconheceu e agradeceu ao Doutor António Moraes Machado os serviços prestados pelos 12 anos que dedicou ao serviço do povo mogadourense”, disse na ocasião o atual presidente da autarquia do distrito de Bragança, António Pimentel.

+ notícias: Norte

Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

Os cerca de 70 arguidos da Operação Alquimia, entre os quais os antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, vão começar a ser julgados em 17 de abril, disse esta segunda-feira à Lusa fonte judicial.

Extinto fogo em lar de Santo Tirso e cerca de 40 utentes retirados para pavilhão municipal

O incêndio que deflagrou na noite desta segunda-feira num lar de Santo Tirso já está extinto e cerca de 40 utentes estão a ser retirados para o pavilhão municipal, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.