JSD organiza III Cimeira Ibérica da Juventude no Porto
Porto Canal/Agências
A JSD vai organizar, entre sexta-feira e domingo, no Porto, a III Cimeira Ibérica da Juventude, uma iniciativa que juntará também as “Nuevas Generaciones” (NNGG), organização jovem do Partido Popular espanhol, e a Juventude Popular (JP).
O tema escolhido para esta terceira cimeira é “A Cooperação Ibérica como Pilar do Futuro Europeu” e a organização estima que o evento junte cerca de duas dezenas de jovens dirigentes de Portugal e de Espanha “para debaterem os principais desafios da atualidade, desde a transição energética e as redes ibéricas de interconexão, à habitação jovem, migração e inovação económica”, lê-se na nota de imprensa.
“Com esta Cimeira, a JSD reforça o seu compromisso em dar voz à juventude ibérica na construção de uma Europa mais conectada, mais inovadora e mais solidária”, refere o presidente da JSD, João Pedro Louro, citado na nota.
Realçando que “Portugal e Espanha enfrentam desafios comuns, desde a energia, à mobilidade e à migração”, o dirigente defende que “a força da nova geração está precisamente em transformar esse leque de desafios em oportunidades de cooperação”.
O programa da cimeira inclui uma intervenção a cargo do presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, marcada para as 17h30 de sábado.
O mote da intervenção será “o papel da juventude no reforço da cooperação ibérica e europeia, e na construção de uma visão comum para o futuro do continente”.
Também no sábado, o jantar oficial incluirá ainda a intervenção de Paulo Portas.
No final da cimeira está previsto que a JSD, as NNGG e a JP assinem uma nova declaração conjunta.
A primeira edição desta cimeira realizou-se em Lisboa em 2022, enquanto a segunda decorreu em Madrid em 2023.
