Marques Mendes apresenta o seu mandatário Rui Moreira como um senador independente
Porto Canal/Agências
O candidato presidencial Marques Mendes apresentou esta quinta-feira o seu mandatário nacional, Rui Moreira, como um senador independente, num discurso em que defendeu que os valores da independência e da isenção não se prometem, antes praticam-se.
Marques Mendes falava na sessão de apresentação do presidente cessante da Câmara do Porto, Rui Moreira, como mandatário nacional da sua candidatura presidencial, numa sessão em Lisboa.
Na plateia, entre outras figuras, estavam a antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite, e Leonor Beleza, presidente da Comissão Política desta candidatura presidencial e “vice” dos sociais-democratas.
Luís Marques Mendes apresentou Rui Moreira como um homem de causas cívicas, políticas e sociais, causas em sintonia consigo, e um senador independente, “com bom senso, respeitado e prestigiado”.
“A independência é uma das suas imagens de marca. Foi como independente que fez 12 anos como excelente presidente da Câmara Municipal do Porto, foi como independente que ganhou todas as eleições a que concorreu, foi como independente que se afirmou no Porto e a nível nacional”, advogou.
Como independente, de acordo com Luís Marques Mendes, Rui Moreira “tem estruturado e consolidado um pensamento político, quer a nível regional, quer a nível de todo o país”.
“É por tudo isto que agradeço muito a Rui Moreira ter aceitado ser mandatário nacional da minha candidatura. Ele que tinha condições, se o quisesse, para ser muito mais, até candidato presidencial”, observou. Aqui, uma alusão à fase em que o autarca do Porto esteve em reflexão sobre uma sua eventual entrada na próxima corrida presidencial.
