Crianças em Albergaria-a-Velha ajudam avós a prevenir quedas com jogo de origami

Crianças em Albergaria-a-Velha ajudam avós a prevenir quedas com jogo de origami
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Albergaria-a-Velha lançou uma campanha de prevenção de quedas, juntando as crianças e os idosos no jogo tradicional do “quantos queres”, revelou esta terça-feira fonte municipal.

Numa iniciativa intergeracional, estão a ser distribuídas nas salas de educação pré-escolar da rede pública e solidária de Albergaria-a-Velha os jogos “Quantos Queres”, onde estão definidos exercícios para pessoas de maior idade.

“A entrega dos jogos decorre durante a aula semanal de atividade física 'Saltitar', com os professores de Desporto a incentivarem os mais novos a fazerem os exercícios com os seus avós, transformando um momento de lazer e brincadeira numa atividade que faz bem à saúde”, descreve a página oficial do Município.

Ao utilizarem o jogo, “os netos ajudam os avós” a realizarem uma série de exercícios simples.

Os desafios propostos no “Quantos Queres” trabalham a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos avós, impulsionados pelos netos, contando que as crianças possam ser “agentes de mudança de comportamentos”.

Estima-se que cerca de 35% das pessoas com mais de 65 anos sofram uma queda anualmente, sendo as quedas o principal acidente doméstico nos idosos.

“É mais do que um jogo, é um presente de saúde e de tempo de qualidade, e queremos que os nossos idosos se sintam ativos e capazes, esperando que o carinho dos netos seja o melhor estímulo para a prática regular destes exercícios”, explica o texto.

O jogo do "Quantos Queres", em papel, é um “clássico do origami infantil”, apostando o município de Albergaria-a-Velha também na recuperação de tradições lúdicas, “muitas vezes esquecidas na era digital”.

+ notícias: Norte

GNR barricado no posto de Felgueiras entregou-se às autoridades

O militar da GNR condenado a 13 anos de prisão por burlas superiores a 400 mil euros e que se barricou na tarde de terça-feira no posto da GNR de Felgueiras entregou-se esta manhã às autoridades.

GNR detém suspeito de causar acidente que deixou dois mortos na Maia em agosto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem suspeito de causar um acidente rodoviário que provocou duas vítimas mortais e dois feridos muito graves, em agosto, na Maia, distrito do Porto.

Câmara de Amarante poderá intervir “de imediato” em parque florestal gerido pelo Estado

A Câmara de Amarante vai poder intervir “de imediato” no seu parque florestal, um património natural gerido pelo Estado há 100 anos que inclui uma zona de fruição, visitação e contacto com o rio Tâmega, informou a autarquia.