Crianças em Albergaria-a-Velha ajudam avós a prevenir quedas com jogo de origami

Crianças em Albergaria-a-Velha ajudam avós a prevenir quedas com jogo de origami
| Norte
Porto Canal/Agências

O município de Albergaria-a-Velha lançou uma campanha de prevenção de quedas, juntando as crianças e os idosos no jogo tradicional do “quantos queres”, revelou esta terça-feira fonte municipal.

Numa iniciativa intergeracional, estão a ser distribuídas nas salas de educação pré-escolar da rede pública e solidária de Albergaria-a-Velha os jogos “Quantos Queres”, onde estão definidos exercícios para pessoas de maior idade.

“A entrega dos jogos decorre durante a aula semanal de atividade física 'Saltitar', com os professores de Desporto a incentivarem os mais novos a fazerem os exercícios com os seus avós, transformando um momento de lazer e brincadeira numa atividade que faz bem à saúde”, descreve a página oficial do Município.

Ao utilizarem o jogo, “os netos ajudam os avós” a realizarem uma série de exercícios simples.

Os desafios propostos no “Quantos Queres” trabalham a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação dos avós, impulsionados pelos netos, contando que as crianças possam ser “agentes de mudança de comportamentos”.

Estima-se que cerca de 35% das pessoas com mais de 65 anos sofram uma queda anualmente, sendo as quedas o principal acidente doméstico nos idosos.

“É mais do que um jogo, é um presente de saúde e de tempo de qualidade, e queremos que os nossos idosos se sintam ativos e capazes, esperando que o carinho dos netos seja o melhor estímulo para a prática regular destes exercícios”, explica o texto.

O jogo do "Quantos Queres", em papel, é um “clássico do origami infantil”, apostando o município de Albergaria-a-Velha também na recuperação de tradições lúdicas, “muitas vezes esquecidas na era digital”.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.