Serviço de helicópteros do INEM com operação 24 horas na região Norte

Serviço de helicópteros do INEM com operação 24 horas na região Norte
Foto: INEM
| Norte
Porto Canal/Agências

O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sediado em Macedo de Cavaleiros funciona a partir deste sábado 24 horas por dia, juntando-se aos de Évora e Loulé, anunciou este sábado aquele organismo do Ministério da Saúde.

“Este reforço segue-se à recente transição para operação 24 horas das bases de Évora e Loulé, concretizada a 20 de outubro, representando mais um passo na expansão da capacidade de resposta aérea do INEM em todo o território continental”, destaca o INEM em comunicado.

De acordo com o instituto, a extensão do regime noturno a Macedo de Cavaleiros foi precedida de um “período de preparação e treino adicional das equipas de pilotos, atendendo às especificidades orográficas da região Norte, que exigem condições de segurança reforçadas para o voo noturno”.

Com este alargamento, o INEM diz aproximar-se da “conclusão da implementação do regime 24H em todas as bases do SHEM [Serviço de Helicópteros de Emergência Médica]”, prevista para 1 de novembro e que prevê a operação de quatro helicópteros de tipologia média e com capacidade para transporte de incubadoras.

Segundo o instituto, este reforço do SHEM representa “um aumento significativo da prontidão e eficácia da resposta aérea do INEM, permitindo uma assistência médica mais rápida em situações de emergência, independentemente da hora ou localização”.

Reafirmando o seu “compromisso com a melhoria contínua do sistema de emergência médica, garantindo que os meios aéreos disponíveis operam com os mais elevados padrões de segurança, qualidade e eficiência”, o instituto refere que as equipas envolvidas “têm destacado o desempenho positivo das aeronaves, sublinhando a fiabilidade, estabilidade e conforto que proporcionam condições ideais para a prestação de cuidados de emergência em voo”.

O SHEM é atualmente operado pela Gulf Med Aviation Services, numa operação complementada pela Força Aérea Portuguesa.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento em Portugal Continental de um Sistema Integrado de Emergência Médica, para garantir a rápida prestação de cuidados de saúde aos sinistrados ou vítimas de doença súbita.

Entre as principais atribuições do INEM estão a prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema.

+ notícias: Norte

Governo diz que constrangimentos no Porto de Leixões devem ficar hoje resolvidos

O Governo da República garantiu ao executivo madeirense que a situação do Porto de Leixões, que afeta o abastecimento das regiões autónomas, deverá ficar resolvida até esta sexta-feira de manhã.

Corpo encontrado no rio Leça em Ermesinde

O corpo de um homem foi encontrado no Rio Leça, junto ao Parque da Resineira, em Ermesinde, avançou o Correio da Manhã e confirmou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

Doentes urgentes com espera superior a 12 horas no hospital de Matosinhos

Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã desta sexta-feira mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).