FC Porto: Encontro de históricos num palco centenário

FC Porto: Encontro de históricos num palco centenário
| Desporto
Porto Canal

A terceira jornada da Liga Europa coloca frente a frente dois dos mais antigos clubes do futebol mundial e dois dos 13 duplos vencedores da Liga dos Campeões. A partir das 20h00, no City Ground e na Sport TV5, FC Porto e Nottingham Forest medem forças pela primeira vez num embate de caráter oficial.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os emblemas fundados em 1893 e 1865 defrontaram-se apenas uma vez - em agosto de 1978, no Torneio Cidade de Vigo - e, nove meses após esse desaire por 1-0, a turma de Brian Clough viria a erguer a Taça dos Campeões em Munique. Os “Reds” sagraram-se Bicampeões Europeus no ano seguinte e os Dragões alcançaram esse estatuto em 1987 e 2004.

De volta aos palcos internacionais 30 anos depois, o Nottingham Forest tem pela frente um adversário que lidera a Liga Portuguesa e que continua invicto em 2025/26. Ao cabo de onze jogos, o FC Porto soma dez vitórias, um empate, 26 golos marcados e apenas dois sofridos - um na própria baliza e outro na receção ao Estrela Vermelha (2-1).

Os comandados de Francesco Farioli dividem a liderança da fase de liga com os mesmos seis pontos do Dinamo Zagreb, Midtjylland, SC Braga, Aston Villa, Lyon e Lille, enquanto o conjunto britânico está fora dos lugares que dão acesso ao play-off (25.º). Os bilhetes disponibilizados pelo FC Porto esgotaram em poucos dias e prevê-se um setor visitante pintado de azul e branco no mítico City Ground, casa do Forest desde 1898.

FC Porto
Na véspera de “um jogo que vai exigir um grande esforço e uma excelente mentalidade”, Francesco Farioli sublinhou a importância de os atletas “estarem preparados da melhor forma e entrarem em campo para competir”, aproveitando “uma grande oportunidade para mostrarem que estão no bom caminho” e provando que são “um grupo com muita vontade”.

“Não podemos lutar contra o investimento deles, mas podemos lutar com o nosso espírito e mentalidade”, acrescentou o técnico italiano que fez questão de “analisar todos os cenários” antes de “um jogo que vai exigir muita atenção” diante de um adversário que “fez um grande investimento no verão” e que “ainda no ano passado lutou pelo quarto lugar da Premier League e só falhou o acesso à Liga dos Campeões por um ponto”.

Sentado ao lado do treinador na sala de imprensa, Jan Bednarek revelou que “a equipa está entusiasmada e preparada para o desafio” contra “um adversário que joga no melhor campeonato do mundo”. Mais “focado no presente e no futuro” do que no passado, o internacional polaco perspetivou “um jogo muito exigente” frente a “uma equipa muito boa”, mas garantiu que os colegas “entendem a dimensão do jogo” e estão “prontos para tudo”: “Conhecemos os pontos fortes e fracos deles, mas o mais importante somos nós. Temos de encontrar soluções e estou seguro de que as vamos encontrar”.

No aeroporto de East Midlands, entre Birmingham e Nottingham, aterrou uma comitiva de 24 jogadores - entre eles Zaidu, que já foi dado como apto pelo departamento de saúde. No boletim clínico do FC Porto figuram apenas os nomes de Nehuén Pérez e Luuk de Jong, ambos em regime de tratamento e trabalho de ginásio.

Nottingham Forest
Os “Tricky Trees” venderam o jogador mais utilizado na última campanha, a troco de 60 milhões de euros pagos pelo Newcastle, mas mantiveram a espinha dorsal do plantel que terminou a Premier League 2024/25 no sétimo lugar - a um ponto do quinto - e ainda investiram mais de 230 milhões em 13 reforços oriundos dos campeonatos inglês, francês, italiano e brasileiro.

Para colmatar as saídas de Anthony Elanga ou Jota Silva, duas peças-chave da máquina montada por Nuno Espírito Santo, a administração de Evangelos Marinakis pagou 43 milhões ao Ipswich pelo médio Omari Hutchinson, 42 ao Bolonha e 35 ao Estrasburgo pelos extremos Dan Ndoye e Dilane Bakwa, 30 ao Rennes pelo avançado Arnaud Kalimuendo, 25 ao Manchester City pelo médio James McAtee, 40 ao Botafogo pelo guarda-redes John Victor, pelo central Jair Cunha e pelo avançado Igor Jesus, 16 à Juventus pela transferência do lateral Nicolò Savona e pelo empréstimo do médio Douglas Luiz e também negociou com o Arsenal a cedência do polivalente Oleksandr Zinchenko.

Com isto, o Forest montou o 13.º plantel mais valioso da atualidade, à frente do Atlético de Madrid, Juventus, Nápoles, AC Milan ou Borussia Dortmund. Dan Ndoye pegou de estaca e tem sido aposta regular juntamente com o guarda-redes Matz Sels, os centrais Nikola Milenković e Murillo, o lateral Neco Williams, os médios Ibrahim Sangaré, Elliot Anderson e Morgan Gibbs-White, o extremo Callum Hudson-Odoi e o ponta de lança Chris Wood, autor de 20 golos na última edição do campeonato inglês - somente Salah (29), Isak (23) e Haaland (22) marcaram mais.

Entretanto Nuno Espírito Santo saiu, Ange Postecoglou também e Sean Dyche assumiu o comando técnico de uma equipa que sofreu sete desaires e três empates nos últimos dez jogos e que já não vence desde o dia 17 de agosto. Na primeira jornada da Liga Europa, em Sevilha, Igor Jesus marcou os dois golos que valeram a igualdade frente ao Real Betis (2-2) e na segunda, diante do Midtjylland, Dan Ndoye e Chris Wood fizeram o gosto ao pé, mas não evitaram o triunfo dinamarquês em Nottingham (2-3).

Equipa de arbitragem
O romeno Radu Petrescu foi o juiz nomeado pelo Comité de Arbitragem da UEFA. O árbitro de 42 anos terá como assistentes os compatriotas Radu Ghinguleac e Ionut Neacsu, sendo Andrei Chivulete, igualmente romeno, o quarto árbitro. Natural da Roménia será também o videoárbitro Cătălin Popa, que contará com o auxílio do neerlandês Pol van Boekel (AVAR).

Esta será a estreia de Radu Petrescu em jogos do FC Porto e do Nottingham Forest. Na presente temporada, o árbitro já dirigiu encontros da Liga Romena, da Liga Europa, da qualificação para a Liga dos Campeões e da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Informações aos adeptos para o Clássico

O FC Porto recebe o Benfica esta quarta-feira (20h45), em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os bilhetes estão esgotados há alguns dias, pelo que se antevê uma noite de grandes emoções no Estádio do Dragão.

FC Porto: Casa cheia em noite de Taça e de clássico

O primeiro jogo do ano no Estádio do Dragão opõe o FC Porto ao Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira (RTP1) e o vencedor - seja ele conhecido no tempo regulamentar, no prolongamento ou no desempate por penáltis - assegura a passagem às meias-finais da Taça de Portugal.

FC Porto: Francesco Farioli foi o Treinador do Mês em dezembro

Os técnicos da Liga Portugal elegeram Francesco Farioli como o Treinador do Mês pela segunda vez na presente campanha. O timoneiro do FC Porto já tinha sido distinguido em agosto e acaba de ser escolhido como o Melhor Treinador em dezembro.