Rendas de bilros de Vila do Conde recebem financiamento europeu para promoção
Porto Canal/Agências
A Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que garantiu financiamento europeu, de cerca de 53 mil euros, para a promoção das tradicionais rendas de bilros do concelho.
A iniciativa, que visa a inscrição desta arte no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pretende preservar uma das tradições mais emblemáticas do concelho, promovendo não só a sua proteção enquanto património, mas também a sua divulgação e adaptação à atualidade.
O projeto terá um investimento cofinanciado em 65% pelo Programa Norte 2030 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e será executado num prazo de dois anos.
“A concretização deste projeto é essencial para assegurar a continuidade e valorização das Rendas de Bilros, promovendo a sua adaptação aos desafios contemporâneos e sensibilizando as novas gerações para a importância deste saber tradicional”, afirmou, em comunicado, o presidente da ADAPVC, António Saraiva Dias.
O responsável sublinhou, ainda, que o processo de registo das rendas no Inventário Nacional “será um passo determinante e ambicioso” para uma futura candidatura à UNESCO, com vista à inclusão das Rendas de Bilros de Vila do Conde na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Segundo a associação, a iniciativa permitirá reforçar o trabalho desenvolvido nas últimas décadas em torno da promoção das rendas, criando sinergias com a economia local e contribuindo para a valorização cultural e turística da região.
As rendas de bilros são consideradas um símbolo da identidade cultural de Vila do Conde, com uma longa ligação à história, à economia e à vida social da comunidade local.
Com o apoio da câmara municipal, a ADAPVC pretende desenvolver um conjunto de iniciativas que pretendem garantir a continuidade deste saber tradicional e aproximá-lo das novas gerações.
Fundada em 1984, a ADAPVC tem como missão preservar e promover a arte das rendas de bilros e outras expressões do património artesanal e cultural de Vila do Conde.
Ao longo dos anos, tem organizado exposições, feiras e eventos que visam dar maior visibilidade às tradições locais e incentivar a sua transmissão às novas gerações.
